Browsing IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing items 90-109 of 120
-
A participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artes
| Date Issued: 2022O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir de narrativas de mulheres que participaram do movimento operário de Volta Redonda, por meio da identificação de características dessa participação, durante ... -
A percepção de meio ambiente por alunos do ensino fundamental com referência na educação ambiental crítica
| Date Issued: 2012Esse estudo teve como objetivo apresentar os resultados sobre a discussão da percepção de meio ambiente apresentada por alunos dos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública ... -
Percepções de graduandos do curso de Nutrição sobre Segurança Alimentar: elaboração de atividades de ensino sobre Produção de Alimentos Seguros
| Date Issued: 2021A produção de alimentos seguros depende da qualidade sanitária e da composição nutricional de cada ingrediente. Várias doenças e agravos à integridade física podem ser veiculadas por alimentos contaminados com agentes ... -
Percepções e práticas de ensino em uma reserva ambiental e sua comunidade do entorno: análise da relação reserva-comunidade a partir da educação ambiental crítica
| Date Issued: 2019As áreas de proteção ambiental são espaços não-formais de ensino que possuem um grande potencial de criação de políticas públicas e práticas educativas para um território. A troca de saberes e o diálogo entre estas áreas ... -
Poderosas reflexões sobre o câncer de mama: oficinas dialógicas educativas e problematizadoras como estratégia para a construção de conhecimento
| Date Issued: 2017A mastectomia é uma cirurgia agressiva e mutiladora que traz consequências traumatizantes na qualidade de vida da mulher diagnosticada com câncer de mama. A educação em saúde busca facilitar a adaptação desta mulher à sua ... -
Poluição Ambiental desfocada: percepções de Educadores de Ciências e Biologia e uma nova perspectiva para ensinar
| Date Issued: 2022A Poluição Ambiental é um dos principais impactos ambientais com foco nas consequências do fenômeno para os seres vivos, atingindo todo o planeta. O entendimento global do efeito da poluição é dificultado, devido a estrutura ... -
As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica: o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos?
| Date Issued: 2019Mesmo que a biodiversidade vegetal permeie questões essenciais à sociedade, as pessoas têm demonstrado dificuldade em se interessar e aprender sobre plantas. A exceção está nas comunidades fortemente vinculadas à natureza, ... -
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciandos e professores de Biologia
| Date Issued: 2016A internet esta cada vez mais presentes nos processos educacionais e o número de pessoas que buscam no ensino a distância (EaD) como forma de obter uma graduação tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de se compreender ... -
Potencial Zoonótico por Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) Raillet & Henry, 1911 na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019Dirofilaria immitis é o bioagente patogênico da dirofilariose, agravo frequente à saúde dos cães, principalmente em áreas costeiras de regiões tropicais e subtropicais. A dirofilariose humana é uma zoonose considerada ... -
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
| Date Issued: 2012O ensino das DST no contexto escolar apresenta potencialidades e limites resultantes de ações dos campos da saúde e da educação, principalmente de professores de biologia e das diferentes perspectivas culturais e sociais ... -
Praça da Ciência Itinerante: avaliando 12 anos de experiência
| Date Issued: 2010Apoiada nos referenciais sobre a formação continuada de professores, na crença sobre a premência de se envidar todos os esforços no sentido de se contribuir para melhoria da educação e na certeza de que o professor tem ... -
Práticas Integrativas e Complementares na formação dos acadêmicos de Enfermagem em uma universidade privada no Município do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2021Introdução: este estudo encontra-se na perspectiva da promoção, prevenção e integralidade do cuidado à saúde, estabelecida como diretriz na 8ª Conferência Nacional de Saúde e formalizada como princípio doutrinário do Sistema ... -
A presença da Química nos museus e centros de ciência do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2015Comprometidos com a função de difusão científica, os museus e centros de ciência podem estar colaborando com um processo de letramento científico, ligado ao favorecimento de uma visão ampla das ciências da vida entre seus ... -
O processo criativo dos desenhistas de humor à luz das treze categorias cognitivas de Robert Root-Bernstein & Michele Root-Bernstein
| Date Issued: 2019A criatividade e os processos criativos são atividades humanas muito discutidas na atualidade, em diversos campos do conhecimento. Entretanto, os processos criativos de desenhistas de humor (cartunistas, chargistas, ... -
Promoção da Saúde: fatores ambientais que intervêm no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública do Distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, RJ
| Date Issued: 2020A escola deve ser um ambiente favorável à saúde, uma vez que reúne características que justificam a adoção deste perfil, sendo ao mesmo tempo um espaço educativo e o ambiente de trabalho do professor e de outros profissionais ... -
Quem tecla? : pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo
| Date Issued: 2009Face à participação da ciência em nosso cotidiano, a divulgação científica desempenha um papel crucial na conquist a da cidadania e constitui-se em um importante instrumento no processo de ap rendizagem por livre ... -
Quem tecla? Pesquisa exploratória sobre o público do museu virtual Invivo
| Date Issued: 2009Face à participação da ciência em nosso cotidiano, a divulgação científica desempenha um papel crucial na conquista da cidadania e constitui-se em um importante instrumento no processo de aprendizagem por livre escolha. ... -
Recurso didático sobre mamíferos: elaboração de um jogo a partir das concepções de alunos do 7º ano de uma escola pública
| Date Issued: 2022Os processos de ensino-aprendizagem devem ter como um dos objetivos despertar o interesse dos estudantes para os temas que fazem parte dos conteúdos abordados. Diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados na prática ... -
A relação entre a formação inicial docente e o ensino de física frente à deficiência visual
| Date Issued: 2020Dada à legislação vigente LDB (BRASIL, 1996), sabe-se que a lei de Nª 9.394 assegura o direito à educação. Sendo assim, é possível que os alunos com deficiência estejam matriculados nas escolas. Para os alunos de uma maneira ... -
O sapo virou príncipe: construção do conhecimento sobre a Classe Amphibia a partir de contos infantis e sua importância no Ensino de Ciências
| Date Issued: 2014Neste trabalho desenvolvemos algumas articulações entre Literatura Infantil, Animais da Ordem Anura e Ensino de Ciências, baseadas em referências da Literatura de Ficção, da Educação e do Ensino em Ciências. Para tanto, ...