Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Author "Araújo-Jorge, Tania Cremonini de"
Now showing items 1-12 of 12
-
Agentes de combate às endemias no Acredas histórias de vida à formação profissional
Ribeiro, Josina Maria Pontes | Date Issued: 2017A designação Agentes de Combate às Endemias corresponde no Brasil a uma categoria socioprofissional legalmente regulamentada, descentralizada nos municípios do país no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos ... -
Alegria para a saúde:a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia para o Sistema Único de Saúde
Campos, Marcus Vinicius | Date Issued: 2009A prática da liberdade só encontra adequada expressão em uma pedagogia na qual o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se com alegria, como sujeito de sua própria destinação histórica. O ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz | Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Estratégias educativas para a redução do abandono do tratamento da Tuberculose em ambiente não formal de ensino
Oliveira, Lucia Maria Pereira de | Date Issued: 2017Realizamos um estudo de abordagem quali-quantitativa para desenvolver estratégias educativas envolvendo pacientes com tuberculose e seus familiares atendidos na Clínica da Família Rinaldo de Lamare, na Rocinha, local de ... -
Estudo das contribuições educacionais e sociais do Programa Jovens Talentos para a Ciência Faperj, em Miracema-RJ
Azevedo, Sandra Maria Gomes de | Date Issued: 2019O ensino básico brasileiro está em fase de transição de um ensino bancário centrado no professor, conteudista, fragmentado e descontextualizado, pautado em livros didáticos para um ensino centrado no educando baseado em ... -
O fracasso escolar no discurso dos professores do ensino fundamental de escolas municipais do bairro da Penha, Rio de Janeiro
Santos, Marta Sorvi dos | Date Issued: 2010Analisamos o problema do fracasso nas escolas públicas municipais e as concepções de saúde, ciência e conhecimento dos professores, bem como seus impasses e dificuldades na realização do trabalho escolar, a partir do estudo ... -
Inclusão social e digital no ensino médio: a experiência do Prodígias para promover saúde e cidadania digital através de Cienciarte
Todor, Roberto | Date Issued: 2021Devido a exposição das populações mais vulnerabilizadas às doenças infecciosas emergentes como Covid-19, zika e chikungunya e reemergentes como dengue, febre amarela, tuberculose e sarampo, desperta uma grande demanda de ... -
Jogo "Infectando": uma abordagem lúdica e contextualizada para o ensino de doenças negligenciadas
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | Date Issued: 2019As doenças negligenciadas são doenças associadas à pobreza, sem interesse para a grande indústria farmacêutica global, geradas pelas desigualdades socioeconômicas e perpetuadoras dessas desigualdades, causadas por agentes ... -
Um panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira
Andrade, Viviane Abreu de | Date Issued: 2017O ensino e a aprendizagem de Imunologia no contexto brasileiro são descritos, na escassa e pontual literatura relacionada a esses temas, como processos difíceis e complexos. Apesar da relevância da Imunologia, especificamente ... -
Programa Saúde na Escola (PSE): contribuições para a integração de estratégias envolvendo as doenças negligenciadas e o Plano Brasil sem Miséria
Assis, Sheila Soares de | Date Issued: 2017O Programa Saúde na Escola (PSE) possui o potencial de colaborar para a mitigação das doenças negligenciadas e foi integrado ao Plano Brasil sem Miséria (BSM), no eixo de acesso aos serviços públicos. Ao mesmo tempo, um ... -
Prospecção de materiais educativos impressos sobre saúde no Instituto Oswaldo Cruz e desenvolvimento de metodologia para avaliação de materiais através de oficinas criativas de fanzines e quadrinhos
Fortuna, Danielle Barros Silva | Date Issued: 2017No âmbito do ensino e da saúde, em que coexistem abordagens dialógicas e transmissionais, a produção de materiais educativos impressos (MEI) tem sido considerada pertinente, de modo que os aspectos relacionados às etapas ... -
O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | Date Issued: 2014Letras da Música Popular Brasileira \2013 MPB \2013, no contexto melodioso e emocional em que se apresentam, podem ser uma alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento científico, uma vez ...