Browsing IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado by Subject "Materiais de Ensino"
Now showing items 1-7 of 7
-
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ... -
Banco Fiocruz Imagens e suas potencialidades de interfaces com o ensino e a divulgação científica
| Date Issued: 2022A imagem ao longo dos tempos é uma forma de expressão que pode ilustrar nosso pensamento, transmitir informações e ser mediadora na apropriação do nosso conhecimento. Inicialmente elaborado em resposta às demandas interna ... -
A classificação biológica nas salas de aula: modelo para um jogo didático
| Date Issued: 2012Historicamente a diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim algumas hipóteses sobre a relação entre os organismos vivos e ... -
Construção e validação de um manual para diagnóstico de doença de Chagas
| Date Issued: 2018No Brasil, as notificações de Doença de Chagas Aguda (DCA) concentram-se na Amazônia Legal, especialmente no Estado do Pará (PA). Apesar de subestimados, dados da Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) indicam que de 2006 a ... -
Mastofauna nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: uma análise da representatividade das espécies nativas silvestres brasileiras (PNLD 2014 e 2017)
| Date Issued: 2021Os livros didáticos são os principais instrumentos pedagógicos de apoio dos docentes nas escolas brasileiras, sendo a distribuição nas escolas públicas realizada de forma gratuita pelo Programa Nacional do Livro Didático ... -
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
| Date Issued: 2012O ensino das DST no contexto escolar apresenta potencialidades e limites resultantes de ações dos campos da saúde e da educação, principalmente de professores de biologia e das diferentes perspectivas culturais e sociais ... -
Uso do design thinking e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia na criação de recurso educacional aberto para falar de tuberculose na infância
| Date Issued: 2022Introdução: A tuberculose (TB), em suas formas latente e ativa, é uma doença com alta relevância na saúde pública, responsável por 10 milhões de casos/ano e pela morte de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Crianças e ...