Browsing IOC - PGEBS - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing items 47-66 of 120
-
Elaboração de uma ferramenta lúdica sobre o tema dengue utilizando linguagem computacional
| Date Issued: 2010O uso da tecnologia computacional vem se expandindo nas escolas brasileiras e o interesse despertado por tal ferramenta é um agente facilitador na aquisição de informações sobre todo tipo de temas e, no caso específico ... -
Elaboração e avaliação de uma atividade didática lúdica sobre perfis nutricionais
| Date Issued: 2014O fenômeno de transição nutricional, que envolve a mudança de um padrão de desnutrição para o de prevalência do sobrepeso ou da obesidade está em curso em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Apesar disto, pouco ... -
Ensino das mudanças climáticas: a questão das enchentes no bairro Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2021As enchentes são fenômenos frequentes no bairro Jardim Botânico durante o verão carioca. Como as escolas da região trabalham este tema com os alunos? Para responder a esta questão, o objetivo deste trabalho foi descrever ... -
Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez
| Date Issued: 2014O ensino de ciências ainda carece de abordagens práticas que permitam aos alunos a compreensão da natureza e de seus processos de forma contextualizada. Este ensino pode contribuir para diminuir as diferenças, inclusive ... -
O ensino de ciências no sexto ano escolar: contribuições de atividades práticas e colaborativas no processo de aprendizagem.
| Date Issued: 2012O desenvolvimento da educação científica no ensino básico é discutido e ressaltado tanto por teóricos da área de ensino como pelo governo brasileiro, como pode ser observado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A ... -
O ensino e a aprendizagem significativa da célula no contexto da disciplina Biologia do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2011A estrutura e funcionamento da célula são importantes para o desenvolvimento do pensamento holístico acerca do que é vida, dos aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, com isso, das interações que ... -
Escola promotora de saúde e cidadania: ações de divulgação científica e prevenção das hepatites virais
| Date Issued: 2022A escola, seus profissionais e as ações pedagógicas são pilares fundamentais para fomentar uma sociedade crítica e emancipada. Este espaço também se revela favorável para a promoção da saúde e para a popularização e ... -
Espécies botânicas aromáticas: o uso do sentido olfativo para construção de conceitos científicos em Libras
| Date Issued: 2014O desenvolvimento do pensamento ocorre por meio da linguagem. Esse pensamento, que é fundamental para a evolução pessoal e social do indivíduo, pode ser expresso interna e externamente e ocorre por meio de uma língua, ... -
Estudo das percepções de estudantes da rede pública e da helmintofauna associada ao caramujo africano Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) em Barra do Piraí (RJ): subsídios para uma intervenção educativa
| Date Issued: 2010Achatina fulica, ou caramujo africano, foi introduzido no Brasil em meados da década de 1980 para ser comercializado como “escargot”. No entanto, em virtude da baixa demanda do mercado consumidor, os criadores desativaram ... -
A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de educação física
| Date Issued: 2011A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos graduandos e, parece ser pouco utilizada no cotidiano profissional de professores de Educação Física. ... -
Expresso Chagas XXI: a consolidação do espaço da Associação Rio Chagas nas atividades de divulgação científica, ensino não-formal, promoção e educação em saúde
| Date Issued: 2022No ano de 2019 foi realizado o Expresso Chagas XXI (EC21) no estado de Minas Gerais (MG), uma tecnologia social educacional idealizada e construída de modo colaborativo através do diálogo entre cientistas de Fiocruz e ... -
O Facebook na pesquisa educacional e o seu potencial para a formação continuada de Agentes Comunitários de Saúde
| Date Issued: 2017Por meio de uma análise bibliométrica, analisou-se a extensão das publicações acadêmicas entre os anos de 2008 a 2017 que utilizavam o Facebook para fins educacionais a fim de, com isso, avaliar seu potencial para a formação ... -
A facilitação da aprendizagem significativa do tema “Reino Fungi” no segundo segmento do ensino fundamental
| Date Issued: 2014A aprendizagem sobre o Reino Fungi é de grande relevância para a percepção e compreensão dos fenômenos biológicos em geral e daqueles relacionados com equilíbrio ambiental em particular. Apesar da importância biológica ... -
Facilitação educativa em Tuberculose baseada na abordagem centrada na pessoa para adolescentes afetados pela doença
| Date Issued: 2022A tuberculose (TB) continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e os adolescentes são um grupo frequentemente negligenciado nas agendas de pesquisa e estratégias de controle da TB. Os adolescentes têm ... -
Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino
| Date Issued: 2014Física em Quadrinhos é um projeto que visa promover discussões sobre temas da Física entre alunos e o professor através da utilização de histórias em quadrinhos ou tirinhas. Sabendo que elas já tiveram como objetivo instruir ... -
Formação continuada em pediculose: quando o piolho invade a aula e o professor afasta o aluno
| Date Issued: 2006Este trabalho foi desenvolvido com 35 escolas do Município de Itaboraí/RJ em parceria com o Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ e Secretaria Municipal de Educação, respaldada em estratégias que ... -
Formação continuada para uma Educação Ambiental Críticaconcepções de professores do Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2016Na complexa tarefa de aprimorar a qualidade do ensino para enfrentar os problemas socioambientais que afetam a sociedade, os professores precisam repensar as suas concepções e práticas pedagógicas, acerca do processo de ... -
Formação de professores: reflexão em relação aos impactos negativos na aprendizagem escolar, ocasionados pela Pediculose e Enterobiose aos escolares do Ensino Fundamental
| Date Issued: 2020Refletir sobre a saúde dos escolares do Ensino Fundamental requer desvencilhar-se de uma visão generalista e conteudista. Necessita a prática de um olhar atento e sensível às crianças por meio de uma visão holística, ... -
Formação Ética e Experimentação Animal: As Concepções de Discentes e Professores sobre o Uso de Animais em Práticas Didático-Científicas
| Date Issued: 2010A formação ética realizada durante a aprendizagem de conceitos biológicos através da experimentação animal é uma preocupação do crescente debate bioético no ensino superior biomédico no que concerne a instituição do ... -
Gênero, Ciência e TV: Representações dos Cientistas no Jornal Nacional e no Fantástico
| Date Issued: 2014Neste estudo, analisamos a representação de homens e mulheres cientistas entrevistados pelo Jornal Nacional, telejornal exibido de segunda-feira a sábado, e pelo Fantástico, revista eletrônica dominical, ambos exibidos ...