Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 158-177 of 220
-
O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola
| Date Issued: 2019Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2021O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é um programa educacional não formal de iniciação científica para estudantes do ensino médio, no Brasil, atuando desde 1986 nas áreas de Ciências ... -
O que mais tem aí nesse samba?: Bezerra da Silva em uma abordagem educativo-preventiva sobre drogas
| Date Issued: 2021O consumo de drogas se constitui em um fenômeno presente nas mais variadas sociedades, sendo seus usos impactados ao longo dos tempos por percepçõesde repressão e de diálogo sobre o tema, ou seja, a forma como as pessoas ... -
Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde
| Date Issued: 2022O presente estudo investigou a integração da abordagem CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes aplicada ao ensino em biociências e saúde, se desdobrando em intervenções em promoção da saúde. Salienta-se que infelizmente, ... -
Oficina interativa baseada na educação ambiental crítica no Museu Espaço CIência Viva no Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019A divulgação científica (DC) pode ser uma importante ferramenta promotora de questionamentos e provocações envolvendo temáticas ambientais dentro de centros e museus de ciências. É de grande relevância compreender de que ... -
O olhar docente sobre a Biossegurança no ensino de ciências: um estudo em escolas da rede pública do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2008A natureza dinâmica do conhecimento científico requer uma contínua atualização de seus conceitos e práticas por parte de docentes e discentes. Neste contexto, insere-se a Biossegurança, definida por um conjunto de saberes ... -
Um olhar sobre a capacitação profissional em Biossegurança no Instituto Oswaldo Cruz: o processo de transformação
| Date Issued: 2010O estudo de caráter teórico-empírico apoiado no paradigma qualitativo foi realizado com profissionais que participaram do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica, do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz, ... -
Os mediadores da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus desafios diante da pandemia (SARS-CoV-2)
| Date Issued: 2022O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Um panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira
| Date Issued: 2017O ensino e a aprendizagem de Imunologia no contexto brasileiro são descritos, na escassa e pontual literatura relacionada a esses temas, como processos difíceis e complexos. Apesar da relevância da Imunologia, especificamente ... -
O papel da Iniciação Científica na Formação Profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019A Iniciação Científica (IC) vem ocorrendo nas universidades brasileiras desde 1950 e obteve maior respaldo a partir da Lei da Reforma Universitária de 1968. Na Educação Física brasileira, os estudos que buscam investigar ... -
A participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artes
| Date Issued: 2022O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir de narrativas de mulheres que participaram do movimento operário de Volta Redonda, por meio da identificação de características dessa participação, durante ... -
A percepção de meio ambiente por alunos do ensino fundamental com referência na educação ambiental crítica
| Date Issued: 2012Esse estudo teve como objetivo apresentar os resultados sobre a discussão da percepção de meio ambiente apresentada por alunos dos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública ... -
Percepções de graduandos do curso de Nutrição sobre Segurança Alimentar: elaboração de atividades de ensino sobre Produção de Alimentos Seguros
| Date Issued: 2021A produção de alimentos seguros depende da qualidade sanitária e da composição nutricional de cada ingrediente. Várias doenças e agravos à integridade física podem ser veiculadas por alimentos contaminados com agentes ... -
Percepções e práticas de ensino em uma reserva ambiental e sua comunidade do entorno: análise da relação reserva-comunidade a partir da educação ambiental crítica
| Date Issued: 2019As áreas de proteção ambiental são espaços não-formais de ensino que possuem um grande potencial de criação de políticas públicas e práticas educativas para um território. A troca de saberes e o diálogo entre estas áreas ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Date Issued: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
Poderosas reflexões sobre o câncer de mama: oficinas dialógicas educativas e problematizadoras como estratégia para a construção de conhecimento
| Date Issued: 2017A mastectomia é uma cirurgia agressiva e mutiladora que traz consequências traumatizantes na qualidade de vida da mulher diagnosticada com câncer de mama. A educação em saúde busca facilitar a adaptação desta mulher à sua ... -
Poluição Ambiental desfocada: percepções de Educadores de Ciências e Biologia e uma nova perspectiva para ensinar
| Date Issued: 2022A Poluição Ambiental é um dos principais impactos ambientais com foco nas consequências do fenômeno para os seres vivos, atingindo todo o planeta. O entendimento global do efeito da poluição é dificultado, devido a estrutura ... -
As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica: o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos?
| Date Issued: 2019Mesmo que a biodiversidade vegetal permeie questões essenciais à sociedade, as pessoas têm demonstrado dificuldade em se interessar e aprender sobre plantas. A exceção está nas comunidades fortemente vinculadas à natureza, ... -
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciandos e professores de Biologia
| Date Issued: 2016A internet esta cada vez mais presentes nos processos educacionais e o número de pessoas que buscam no ensino a distância (EaD) como forma de obter uma graduação tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de se compreender ...