Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 161-180 of 220
-
Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde
| Date Issued: 2022O presente estudo investigou a integração da abordagem CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes aplicada ao ensino em biociências e saúde, se desdobrando em intervenções em promoção da saúde. Salienta-se que infelizmente, ... -
Oficina interativa baseada na educação ambiental crítica no Museu Espaço CIência Viva no Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019A divulgação científica (DC) pode ser uma importante ferramenta promotora de questionamentos e provocações envolvendo temáticas ambientais dentro de centros e museus de ciências. É de grande relevância compreender de que ... -
O olhar docente sobre a Biossegurança no ensino de ciências: um estudo em escolas da rede pública do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2008A natureza dinâmica do conhecimento científico requer uma contínua atualização de seus conceitos e práticas por parte de docentes e discentes. Neste contexto, insere-se a Biossegurança, definida por um conjunto de saberes ... -
Um olhar sobre a capacitação profissional em Biossegurança no Instituto Oswaldo Cruz: o processo de transformação
| Date Issued: 2010O estudo de caráter teórico-empírico apoiado no paradigma qualitativo foi realizado com profissionais que participaram do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica, do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz, ... -
Os mediadores da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus desafios diante da pandemia (SARS-CoV-2)
| Date Issued: 2022O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Um panorama dos lugares comuns do ensino de Imunologia na Educação Básica brasileira
| Date Issued: 2017O ensino e a aprendizagem de Imunologia no contexto brasileiro são descritos, na escassa e pontual literatura relacionada a esses temas, como processos difíceis e complexos. Apesar da relevância da Imunologia, especificamente ... -
O papel da Iniciação Científica na Formação Profissional em Educação Física em Universidades Públicas Federais do Estado do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019A Iniciação Científica (IC) vem ocorrendo nas universidades brasileiras desde 1950 e obteve maior respaldo a partir da Lei da Reforma Universitária de 1968. Na Educação Física brasileira, os estudos que buscam investigar ... -
A participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artes
| Date Issued: 2022O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir de narrativas de mulheres que participaram do movimento operário de Volta Redonda, por meio da identificação de características dessa participação, durante ... -
A percepção de meio ambiente por alunos do ensino fundamental com referência na educação ambiental crítica
| Date Issued: 2012Esse estudo teve como objetivo apresentar os resultados sobre a discussão da percepção de meio ambiente apresentada por alunos dos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública ... -
Percepções de graduandos do curso de Nutrição sobre Segurança Alimentar: elaboração de atividades de ensino sobre Produção de Alimentos Seguros
| Date Issued: 2021A produção de alimentos seguros depende da qualidade sanitária e da composição nutricional de cada ingrediente. Várias doenças e agravos à integridade física podem ser veiculadas por alimentos contaminados com agentes ... -
Percepções e práticas de ensino em uma reserva ambiental e sua comunidade do entorno: análise da relação reserva-comunidade a partir da educação ambiental crítica
| Date Issued: 2019As áreas de proteção ambiental são espaços não-formais de ensino que possuem um grande potencial de criação de políticas públicas e práticas educativas para um território. A troca de saberes e o diálogo entre estas áreas ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Date Issued: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
Poderosas reflexões sobre o câncer de mama: oficinas dialógicas educativas e problematizadoras como estratégia para a construção de conhecimento
| Date Issued: 2017A mastectomia é uma cirurgia agressiva e mutiladora que traz consequências traumatizantes na qualidade de vida da mulher diagnosticada com câncer de mama. A educação em saúde busca facilitar a adaptação desta mulher à sua ... -
Poluição Ambiental desfocada: percepções de Educadores de Ciências e Biologia e uma nova perspectiva para ensinar
| Date Issued: 2022A Poluição Ambiental é um dos principais impactos ambientais com foco nas consequências do fenômeno para os seres vivos, atingindo todo o planeta. O entendimento global do efeito da poluição é dificultado, devido a estrutura ... -
As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica: o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos?
| Date Issued: 2019Mesmo que a biodiversidade vegetal permeie questões essenciais à sociedade, as pessoas têm demonstrado dificuldade em se interessar e aprender sobre plantas. A exceção está nas comunidades fortemente vinculadas à natureza, ... -
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciandos e professores de Biologia
| Date Issued: 2016A internet esta cada vez mais presentes nos processos educacionais e o número de pessoas que buscam no ensino a distância (EaD) como forma de obter uma graduação tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de se compreender ... -
Potencial Zoonótico por Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) Raillet & Henry, 1911 na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2019Dirofilaria immitis é o bioagente patogênico da dirofilariose, agravo frequente à saúde dos cães, principalmente em áreas costeiras de regiões tropicais e subtropicais. A dirofilariose humana é uma zoonose considerada ... -
Potencialidades e limites do ensino das doenças sexualmente transmissíveis: um estudo qualitativo na perspectiva socioantropológica
| Date Issued: 2012O ensino das DST no contexto escolar apresenta potencialidades e limites resultantes de ações dos campos da saúde e da educação, principalmente de professores de biologia e das diferentes perspectivas culturais e sociais ... -
Praça da Ciência Itinerante: avaliando 12 anos de experiência
| Date Issued: 2010Apoiada nos referenciais sobre a formação continuada de professores, na crença sobre a premência de se envidar todos os esforços no sentido de se contribuir para melhoria da educação e na certeza de que o professor tem ...