Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63526
É POSSÍVEL UMA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS CONTRA-HEGEMÔNICA? RELAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS, CONSTRUTIVISMO E NEOPRAGMATISMO
Ramos, Marise Nogueira | Date Issued:
2003
Alternative title
Is a pedagogy of counter-hegemonic competencies possible? The relationship between pedagogy of competencies, constructivism and neo-pragmatismAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Abstract in Portuguese
Resgatando a discussão sobre a origem das competências na pedagogia e sua possível ressignificação ao subordiná-la ao conceito de qualificação como relação social, questiona-se, aqui, a possibilidade de essa noção orientar a construção de uma pedagogia contra-hegemônica. Tal questionamento é realizado analisando-se possíveis relações entre a pedagogia das competências, o (neo) pragmatismo e o chamado construtivismo radical, que podem estar fundando uma epistemologia pós-moderna, coerente com algumas tendências contemporâneas da Filosofia da Educação, com implicações sobre as teorias pedagógicas. Demonstrando que essas tendências negam a objetividade do conhecimento, admitindo-se o relativismo e o subjetivismo, conclui-se que a construção de uma pedagogia contra-hegemônica deve superar os princípios que dão significado à noção de competência e resgatar o trabalho como princípio educativo sob a perspectiva histórico-crítica das relações sociais.
Abstract
Recovering the discussion about the origin of competencies in pedagogy and its possible redefinition by subordinating it to the concept of qualification as a social relationship, we question, here, the possibility of this notion guiding the construction of a counter-hegemonic pedagogy. This questioning is carried out by analyzing possible relationships between the pedagogy of skills, (neo) pragmatism and the so-called radical constructivism, which may be founding a post-modern epistemology, coherent with some contemporary trends in the Philosophy of Education, with implications for the pedagogical theories. Demonstrating that these tendencies deny the objectivity of knowledge, admitting relativism and subjectivism, it is concluded that the construction of a counter-hegemonic pedagogy must overcome the principles that give meaning to the notion of competence and rescue work as an educational principle under the historical-critical perspective of social relations.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Recuperando la discusión sobre el origen de las competencias en pedagogía y su posible redefinición subordinándola al concepto de calificación como relación social, cuestionamos aquí la posibilidad de que esta noción oriente la construcción de una pedagogía contrahegemónica. Este cuestionamiento se realiza analizando posibles relaciones entre la pedagogía de las habilidades, el (neo)pragmatismo y el llamado constructivismo radical, que pueden estar fundando una epistemología posmoderna, coherente con algunas tendencias contemporáneas en la Filosofía de la Educación, con implicaciones para las teorías pedagógicas. Demostrando que estas tendencias niegan la objetividad del conocimiento, admitiendo el relativismo y el subjetivismo, se concluye que la construcción de una pedagogía contrahegemónica debe superar los principios que dan sentido a la noción de competencia y rescatar el trabajo como principio educativo bajo el marco histórico- Perspectiva crítica de las relaciones sociales.
Share