Advisor | Mello, Marcio Luiz Braga Correa de | |
Author | Silva, Adrielle Macêdo Fernandes da | |
Access date | 2023-04-19T21:25:36Z | |
Available date | 2023-04-19T21:25:36Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SILVA, Adrielle Macêdo Fernandes da. Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde. 2022. xx, 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57901 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo investigou a integração da abordagem CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes aplicada ao ensino em biociências e saúde, se desdobrando em intervenções em promoção da saúde. Salienta-se que infelizmente, tais movimentos ainda são escassos e pouco valorizados quando se fala em formas de pensar/fazer pesquisa em saúde e ensino. À vista disso, a pesquisa preconizou oficinas dialógicas como tecnologia e narrativas literárias como estratégia metodológica e prática artística central. A pesquisa visou explorar como a Oficina Dialógica de Narrativas Literárias (ODNL) poderia ser aplicada para o ensino e promoção da saúde, a partir das práticas realizadas com alunos, professores e profissionais de saúde da Fundação Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro. O estudo apoiou-se em pilares metodológicos que permitiram a ampliação de possibilidades, conectando assim, duas abordagens de pesquisa qualitativa: a abordagem CienciArte e a metodologia da Pesquisa Baseada em Artes (ABR). Além disso, devido às restrições da pandemia Covid-19, foram agregadas a metodologia, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) oferecendo oficinas virtualizadas, com o uso de redes sociais, plataformas e outros recursos digitais. A avaliação e tratamento de resultados das oficinas foi feita seguindo critérios de avaliação da metodologia ABR e abordagem CienciArte. A partir das três oficinas realizadas com cerca de 27 participantes, foi possível observar e avaliar a aplicação da ODNL para a promoção da saúde dos participantes. As práticas se configuraram em experiências que promoveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia; desenvolvimento e sensibilização; compartilhamento das ideias, histórias/narrativas; produção de obras de narrativas literárias; considerações, críticas e sugestões sobre as atividades realizadas. Através de formulários de avaliação anônimos preenchidos pelos participantes, pode-se obter o retorno sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultantes essenciais para a análise da ODNL. Dessa forma, foi possível promover momentos de bem-estar aos participantes, por meio do estímulo à criatividade, expressão, acolhimento, empatia, autoestima, entre outros aspectos. A investigação realizada contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de ensino e promoção da saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Oficina dialógica | en_US |
Subject in Portuguese | Cienciarte | en_US |
Subject in Portuguese | Pesquisa baseada em Artes | en_US |
Subject in Portuguese | Promoção da saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Narrativas literárias | en_US |
Title | Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | The present study investigated the integration between ArtScience and Arts-Based Research approach applied to teaching in biosciences and health, unfolding in interventions in health promotion. It should be noted that unfortunately, such movements are still scarce and undervalued when it comes to ways of thinking/doing research in health and teaching. In view of this, the research advocated dialogic workshops as technology and literary narratives as a methodological strategy and central artistic practice. The research aimed to explore how the Dialogical Workshop of Literary Narratives (ODNL) could be applied to teaching and promoting health, based on practices carried out with students, teachers and health professionals at Oswaldo Cruz Fundation-Rio de Janeiro. The study was based on methodological pillars that allowed the expansion of possibilities, thus connecting two qualitative research approaches: the ArtScience approach and the Arts-Based Research (ABR) methodology. In addition, due to the restrictions of the Covid-19 pandemic, Digital Information and Communication Technologies (TDICs) were added to the methodology, offering virtualized workshops, using social networks, platforms and other digital resources. The evaluation and treatment of the results of the workshops was carried out following the evaluation criteria of the ABR methodology and the ArtScience approach. From the three workshops held with about 27 participants, it was possible to observe and evaluate the application of the ODNL for the promotion of the participants' health. The practices were configured in experiences that promoted: self knowledge, acceptance and empathy; development and awareness; sharing ideas, stories/narratives; production of works of literary narratives; considerations, criticisms and suggestions on the activities carried out. Through anonymous evaluation forms filled in by the participants, feedback on the activities can be obtained, as well as the works created in the workshops have become essential results for the analysis of the ODNL. In this way, it was possible to promote moments of well-being to the participants, by stimulating creativity, expression, acceptance, empathy, self-esteem, among other aspects. The investigation carried out contributed to the development of tools and strategies for teaching and health promotion that favor interdisciplinary and transdisciplinary teaching, stimulating imagination, creative processes and learning | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Member of the board | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Member of the board | Matraca, Marcus Vinicius Campos | |
Member of the board | Velardi, Marília | |
Member of the board | Rodriguez, Lucia de La Rocque | |
Member of the board | Bezerra, Thaíse Alves | |
DeCS | Ciência nas Artes | en_US |
DeCS | Promoção da Saúde | en_US |