Author | Santos, Roberta Nascimento de Oliveira Lemos dos | |
Author | Rego, Sergio Tavares de Almeida | |
Access date | 2019-12-17T12:01:00Z | |
Available date | 2019-12-17T12:01:00Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SANTOS, Roberta Nascimento de Oliveira Lemos dos; REGO, Sergio Tavares de Almeida. Contribuições da neuroética para educação moral?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38498 | |
Abstract in Portuguese | Como resposta a inovação biotecnológica e aos novos desafios éticos das neurociências, surge um campo interdisciplinar chamado Neuroética. Há uma divisão documentada para este novo campo que compreendem: Ética da neurociência e Neurociência da Ética. Neste trabalho, focaremos na Neurociência da ética, que aborda questões relativas à moral e sua relação com o cérebro. Compreender as contribuições da neuroética para a educação moral. Este estudo se caracteriza como revisão de literatura. Utilizamos a estratégia de busca com as palavras chave: “Neuroética”, “Neuroeducação” e “Educação Moral” e suas versões em inglês. Foi usado o operador booleano ‘AND’ para combinação dessas palavras. Para esta busca, utilizamos a base de dados Scopus e o Portal Capes – Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizamos um filtro de tempo na seleção, visto que a neuroética emergiu em 2002, sendo este o ano usado para o corte. Obtivemos 26 documentos no portal CAPES e apenas 2 documentos na base Scopus. Nos documentos analisados identificamos como principal polêmica a intervenção medicamentosa contra educação moral fundamentada nas teorias de Piaget, Kohlberg e Lind. Autores como Person e Savulesco apresentam o medicamento como solução para o aprendizado moral efetivo em contraponto com a educação moral, oposto ao que defendemos. A neuroética não investiga a ética em si, mas alguns aspectos éticos da moralidade, como o julgamento moral. Ela recebe contribuições das ciências comportamentais e cerebrais. Assim, acreditamos que pode contribuir fortemente com melhores abordagens para a educação moral. Ainda é incipiente o número de pesquisas que se preocupam em traçar a relação entre neuroética, neuroeducação e educação moral (dos 28 artigos encontrados, apenas 5 documentos abordam esse assunto). Estudos mais aprofundados que façam essa interpelação impactarão tanto a neuroética quanto a educação moral contribuindo diretamente na sociedade, pois desafiará os modos existentes de compreensão dos outros, de si mesmo e da sociedade ao qual vive. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Inovação biotecnológica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desafio ético | pt_BR |
Subject in Portuguese | Neurociência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Campo interdisciplinar | pt_BR |
Subject in Portuguese | Neuroética | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cérebro | pt_BR |
Title | Contribuições da neuroética para educação moral? | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |