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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38498
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROÉTICA PARA EDUCAÇÃO MORAL?
Desafio ético
Neurociência
Campo interdisciplinar
Neuroética
Cérebro
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Como resposta a inovação biotecnológica e aos novos desafios éticos das neurociências, surge um campo interdisciplinar chamado Neuroética. Há uma divisão documentada para este novo campo que compreendem: Ética da neurociência e Neurociência da Ética. Neste trabalho, focaremos na Neurociência da ética, que aborda questões relativas à moral e sua relação com o cérebro. Compreender as contribuições da neuroética para a educação moral. Este estudo se caracteriza como revisão de literatura. Utilizamos a estratégia de busca com as palavras chave: “Neuroética”, “Neuroeducação” e “Educação Moral” e suas versões em inglês. Foi usado o operador booleano ‘AND’ para combinação dessas palavras. Para esta busca, utilizamos a base de dados Scopus e o Portal Capes – Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizamos um filtro de tempo na seleção, visto que a neuroética emergiu em 2002, sendo este o ano usado para o corte. Obtivemos 26 documentos no portal CAPES e apenas 2 documentos na base Scopus. Nos documentos analisados identificamos como principal polêmica a intervenção medicamentosa contra educação moral fundamentada nas teorias de Piaget, Kohlberg e Lind. Autores como Person e Savulesco apresentam o medicamento como solução para o aprendizado moral efetivo em contraponto com a educação moral, oposto ao que defendemos. A neuroética não investiga a ética em si, mas alguns aspectos éticos da moralidade, como o julgamento moral. Ela recebe contribuições das ciências comportamentais e cerebrais. Assim, acreditamos que pode contribuir fortemente com melhores abordagens para a educação moral. Ainda é incipiente o número de pesquisas que se preocupam em traçar a relação entre neuroética, neuroeducação e educação moral (dos 28 artigos encontrados, apenas 5 documentos abordam esse assunto). Estudos mais aprofundados que façam essa interpelação impactarão tanto a neuroética quanto a educação moral contribuindo diretamente na sociedade, pois desafiará os modos existentes de compreensão dos outros, de si mesmo e da sociedade ao qual vive.
Keywords in Portuguese
Inovação biotecnológicaDesafio ético
Neurociência
Campo interdisciplinar
Neuroética
Cérebro
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