Advisor | Camargo Junior, Kenneth Rochel de | pt_BR |
Author | Castoldi, Maria Auxiliadora M. | pt_BR |
Access date | 2011-11-09T14:45:31Z | |
Available date | 2011-11-09T14:45:31Z | |
Document date | 1996 | pt_BR |
Citation | CASTOLDI, Maria Auxiliadora M. Torna-se pediatra: o desenvolvimento do raciocínio clínico na residência médica do Instituto Fernandes Figueira. 1996. 178 f. Dissertação(Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1996. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3459 | |
Abstract in Portuguese | O estudo objetiva identificar em que medida a complexidade do campo de prática do Instituto Fernandes Figueira, hospital terciário e unidade de ensino e pesquisa da Fundaçäo Oswaldo Cruz, contribui para que os residentes médicos em pediatria desenvolvam seu raciocínio clínico, o feeling de gravidade, e o dominio de técnicas diagnóstico-terapêuticas, como forma a adquirirem experiência clínica nesta especialidade. Baseado em pesquisas bibliográficas e em fontes documentais primárias, os quatro primeiros capítulos delineiam a construçäo do saber médico; situam historicamente o surgimento da racionalidade médica ocidental contemporânea; descrevem a especificidade do saber pediátrico; analisam a residência como campo de prática e, finalmente, enfocam as particularidades desta no IFF. O quinto capítulo, baseado em fontes orais, através de depoimentos temáticos, busca captar a percepçäo dos residentes acerca do programa que vivenciaram na instituiçäo. A pesquisa realizada demonstrou que, para além da racionalidade médica ocidental contemporânea, outros fatores afetam a formaçäo dos residentes em pediatria, evidenciando que a complexidade do perfil de morbimortalidade da populaçäo atendida, embora enseje o domínio do manuseio do paciente grave, acaba por impor limites ao desnvolvimento do raciocínio clínico e, consequentemente, do feeling de gravidade. Patenteia-se uma residência médica em pediatria que incentiva as sub-especialidades. Constroi-se um posicionamento que transforma o eixo semiologico - o da clínica propriamente dita - num coadjuvante aos dois outros eixos de construçäo - explicativo e morfológico - que, equanimemente a ele, constituem o arcabouço genérico do que, na formulaçäo discursiva, comporiam as três dimensoes para a conceituaçäo geral do que seria uma doença. Em outras palavras: o saber que valoriza os indícios - signos, sinais e pistas - esvazia-se. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Fernandes Figueira | |
Rights | restricted access | |
Title | Torna-se pediatra: o desenvolvimento do raciocínio clínico na residência médica do Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 1996 | |
Departament | Departamento de Ensino | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher | |
Co-Advisor | Cardoso, Maria Helena Cabral de Almeida | |
Co-Advisor | Mattos, Rubem Araújo de | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Pediatria | |
DeCS | Internato e Residência | |
DeCS | Prática Profissional | |