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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3459
TORNA-SE PEDIATRA: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NA RESIDÊNCIA MÉDICA DO INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA
Castoldi, Maria Auxiliadora M. | Date Issued:
1996
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O estudo objetiva identificar em que medida a complexidade do campo de prática do Instituto Fernandes Figueira, hospital terciário e unidade de ensino e pesquisa da Fundaçäo Oswaldo Cruz, contribui para que os residentes médicos em pediatria desenvolvam seu raciocínio clínico, o feeling de gravidade, e o dominio de técnicas diagnóstico-terapêuticas, como forma a adquirirem experiência clínica nesta especialidade. Baseado em pesquisas bibliográficas e em fontes documentais primárias, os quatro primeiros capítulos delineiam a construçäo do saber médico; situam historicamente o surgimento da racionalidade médica ocidental contemporânea; descrevem a especificidade do saber pediátrico; analisam a residência como campo de prática e, finalmente, enfocam as particularidades desta no IFF. O quinto capítulo, baseado em fontes orais, através de depoimentos temáticos, busca captar a percepçäo dos residentes acerca do programa que vivenciaram na instituiçäo. A pesquisa realizada demonstrou que, para além da racionalidade médica ocidental contemporânea, outros fatores afetam a formaçäo dos residentes em pediatria, evidenciando que a complexidade do perfil de morbimortalidade da populaçäo atendida, embora enseje o domínio do manuseio do paciente grave, acaba por impor limites ao desnvolvimento do raciocínio clínico e, consequentemente, do feeling de gravidade. Patenteia-se uma residência médica em pediatria que incentiva as sub-especialidades. Constroi-se um posicionamento que transforma o eixo semiologico - o da clínica propriamente dita - num coadjuvante aos dois outros eixos de construçäo - explicativo e morfológico - que, equanimemente a ele, constituem o arcabouço genérico do que, na formulaçäo discursiva, comporiam as três dimensoes para a conceituaçäo geral do que seria uma doença. Em outras palavras: o saber que valoriza os indícios - signos, sinais e pistas - esvazia-se.
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