Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26212
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
Faustino, Cleuza Santos | Date Issued:
2014
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nos últimos anos, tem sido crescente a procura por novas e eficazes metodologias de ensino, que propiciem maior dispersão de informações e ultrapassem os limites físicos das salas de aula, permitindo assim uma maior divulgação do conhecimento gerado nos centros de pesquisa. Todas essas mudanças têm como uma das causas a exponencial evolução das tecnologias da informação e da comunicação. Nesse sentido, a educação a distância, via Internet, surge como uma ferramenta educacional complementar, capaz de oportunizar o ensino por meio de diferentes estratégias. Com base no cenário apresentado, este trabalho trata de uma proposta de ensino de Imunologia Básica em ambiente virtual de aprendizagem \2013 AVA, configurado especialmente para esse fim. A plataforma de aprendizagem utilizada foi o Moodle. O curso está dividido em nove aulas, sendo duas aulas por semana e uma aula na última semana. A duração total foi de 45h, divididas em cinco semanas sequenciais. O conteúdo selecionado foi explorado por meio de estratégias diversificadas e com uso de objetos de aprendizagem desenvolvidos por outros pesquisadores do Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz Aplicados em um novo contexto, esses recursos poderão ser reavaliados e aprimorados. Oferecido gratuitamente aos alunos da pós-graduação lato sensu da área de Biociências e Saúde, o curso obteve 43 inscrições e 11 participantes que efetivamente cursaram e concluíram. Houve dois encontros presenciais, um no início e outro no final para avaliações \2013 de desempenho e do ambiente \2013, compostas por questões discursivas e uma entrevista semiestruturada. O levantamento dos dados e a análise do conteúdo demonstraram que o curso de Imunologia foi bem avaliado pelos participantes. Nas versões futuras, a carga horária deve ser maior e prever mais encontros presenciais e/ou dispor de outros canais de comunicação com os tutores. Também a navegabilidade deve ser revista. No entanto, em face dos resultados apurados na aplicação do primeiro curso na modalidade a distância da área de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - IOC, podemos concluir que foi possível delinear um caminho alternativo para o processo de ensino de Imunologia, especificamente para o público-alvo do IOC e, a partir daí, disponibilizar o acesso a outras pessoas externas à Instituição. Em outras palavras, oferecemos uma via de ação para transformar e melhorar uma prática educativa.
Abstract
In recent years, there has been a growing demand for new and effective teaching methodologies , thereby ensuring greater dispersion of information and overcoming the physical boundaries of the classroom, thus enabling a wider dissemination of knowledge generated in research centers. All these changes have as a cause the exponential development of information and communication technologies. In this sense, distance education via the Internet emerges as a supplementary educational tool, able to provide the opportunity for education through different strategies. Based on the scenario presented, this work is a proposal for teaching basic immunology in virtual learning environment - AVA, configured especially for this purpose. The learning platform Moodle was used. The course is divided into nine classes, with two classes per week and a lesson last week. The total duration was 45 hours, divided into five sequential weeks. The selected content is explored through various strategies and it was used learning objects developed by other researchers of the Laboratory of Cellular Communication, Instituto Oswaldo Cruz Applied in a new context, these resources can be reassessed and improved. Provided free of charge to students in post- graduation courses in the area of Health and Biosciences, the course got 43 entries and 11 participants attended it and completed it effectively. There were two in-person meetings, one at the beginning and the other at the end, to reviews - performance and the AVA - composed of essay questions and a semistructured interview. The survey data and content analysis showed that the course of Immunology was well evaluated by participants. In future versions, the workload should be larger and provide more classroom and / or have other channels of communication with tutors\2019 meetings. Also, navigability should be revised. However, given the results obtained in the implementation of the first course in distance mode area Bioscience and Health Institute Oswaldo Cruz - IOC, we can conclude that it was possible to outline an alternative path to the teaching of immunology, specifically for target audience of the IOC and, thereafter, provide access to other outsiders to the institution. In other words, we offer a way of action to transform and improve an educational practice.
Share