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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13451
A MARCA COMO UMA DAS PRINCIPAIS FORMAS DE PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NACIONAL
Pereira, Thaís Pinho | Date Issued:
2014
Alternative title
The brand as one of the main forms of protection of Industrial Property for Industry National PharmaceuticalAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A cadeia farmacêutica tem se destacado como uma das mais inovadoras entre os setores produtivos, com empresas multinacionais de grande porte capazes de estimularem e incorporarem aos seus produtos os principais avanços tecnológicos,ocorridos nas ciências biomédica, biológica e química.Uma indústria centenária como a indústria farmacêutica necessita de estratégias definidas para se manter competitiva ao longo dos anos, seja no lançamento de novos medicamentos, na proteção patentária de seus produtos, ou no reconhecimento de sua marca. Atualmente, o mercado farmacêutico brasileiro é composto por poucas indústrias multinacionais, mas que possuem a maior parte de vendas do setor. Entre as nacionais, há um número reduzido de empresas de médio porte, que disputam o mercado com as multinacionais. E, existe ainda, um elevado número de pequenas e médias empresas nacionais atuando de forma complementar, porém com baixa representatividade no faturamento do setor. O mercado das indústrias nacionais ainda está concentrado nos medicamentos genéricos e similares.O presente trabalho evidencia a vital importância da inovação tecnológica no setor farmacêutico e define as formas de proteção de Propriedade Industrial no Brasil.Por meio da correlação da base de marcas e de patentes do INPI e dos registros dos medicamentos na Anvisa, traçamos o comportamento de cinco laboratórios nacionais(EMS, Eurofarma, Biolab, Cristália e Aché). E, a partir dos dados encontrados e das estratégias empregadas por algumas empresas torna claro o uso da marca como modelo de negócio das empresas.
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