Browsing by Subject "Teaching"
Now showing items 1-20 of 46
-
A acreditação e sua implementação na área de ensino pós-graduado em saúde pública
| Date Issued: 2002O presente artigo visa contribuir para a melhor compreensão da proposta de implantação e implementação de acreditação na área de ensino pós-graduado em saúde pública, e estimular a discussão da melhoria da qualidade de ... -
Avaliação de estudantes sobre práticas de ensino em disciplina de um curso de fonoaudiologia do estado de São Paulo
| Date Issued: 2014Neste estudo se avaliam sete práticas de ensino superior realizadas em uma Disciplina de um Curso de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo. Foi realizado com 31 estudantes do segundo ano de uma universidade pública, com ... -
Avaliação do programa integrado de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza-CE, sob a ótica dos médicos-residentes
| Date Issued: 2021A Residência Médica (RM) é considerada, tanto academicamente quanto profissionalmente, método padrão-ouro no ensino de médicos egressos da Universidade. O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de ... -
Avaliação do programa integrado de residência em medicina de família e comunidade de Fortaleza-CE, sob a ótica dos médicos-residentes
| Date Issued: 2021A Residência Médica (RM) é considerada, tanto academicamente quanto profissionalmente, método padrão-ouro no ensino de médicos egressos da Universidade. O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de ... -
Banco Fiocruz Imagens e suas potencialidades de interfaces com o ensino e a divulgação científica
| Date Issued: 2022A imagem ao longo dos tempos é uma forma de expressão que pode ilustrar nosso pensamento, transmitir informações e ser mediadora na apropriação do nosso conhecimento. Inicialmente elaborado em resposta às demandas interna ... -
O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura
| Date Issued: 2015O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos ... -
Construção de conhecimento à distância: a experiência do curso de gestão da inovação em medicamentos da biodiversidade
| Date Issued: 2018Este artigo apresenta o Curso de Especialização em Gestão de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, na modalidade Educação a Distância (EAD), uma das realizações do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS - ... -
Construindo saberes e tecendo fios entre o núcleo e o campo: a trajetória de uma professora de educação física na estratégia saúde da família
| Date Issued: 2020O presente memorial assume como temática abordada a experiência no processo de formação no ensino-serviço do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF/FIOCRUZ no município de Camaçari-BA. Trazendo ... -
A contribuição da Fundação Oswaldo Cruz para o ensino de pós-graduação na Amazônia Legal: experiências nos estados de Amazonas e Rondônia
| Date Issued: 2014A Amazônia Legal (AL) possui evidente iniquidade social expressa em diversos aspectos, inclusive na qualificação de recursos humanos e na produção de CT&I. Do ponto de vista do ensino de pós-graduação, enquanto o Sudeste ... -
Corpo, identidade e mediações culturais: o uso do cinema no ensino
| Date Issued: 2020Este trabalho partiu da nossa vivência no contexto escolar e da literatura sobre os temas abordados: corpo, identidade e diferença. Elegemos o ensino de Educação Física como foco pelo fato de em muitos casos ser mais ... -
Da interdisciplinaridade às experiências de responsabilidades distribuídas
| Date Issued: 2016Concepções e valores da saúde, resultantes do enredamento cultural da construção de identidades individuais e coletivas com a naturalidade genérica da espécie, buscam sua realização sob regimes e arranjos de poder que ... -
Os dilemas de uma tradição científica: ensino superior, ciência e saúde pública no Instituto Oswaldo Cruz, 1908-1953
| Date Issued: 2012Objetiva analisar a tradição de ensino médico-científica, estabelecida no Instituto Oswaldo Cruz a partir de 1908, que instituiu um padrão original na formação de pesquisadores e sanitaristas, combinando ensino e pesquisa. ... -
Ensino de epidemiologia na escola médica: institucionalização da epidemiologia como disciplina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2002Este trabalho teve o objetivo de estudar o ensino de epidemiologia nos cursos de graduação em Medicina. O que motivou a sua realização foi a constatação de que a disciplina é básica para a formação médica, mas é pouco ... -
Ensino de História na Contemporaneidade: entre teoria e prática
| Date Issued: 2021Resenha do livro "Ensinar história no século XXI: Dilemas e perspectivas" -
A especializaçäo em saúde pública e os serviços de saúde no Brasil de 1970 a 1989
| Date Issued: 1998Esse trabalho procura recuperar alguns marcos da formação de sanitaristas no Brasil nas décadas de 70 e 80, priorizando a articulação do ensino com as políticas de saúde e com os movimentos de recomposição da Saúde Pública ... -
Formação na modalidade à distância pela Universidade Aberta do SUS: estudo qualitativo sobre o impacto do curso na prática profissional
| Date Issued: 2017Introdução: As propostas da atual Política Nacional de Saúde impõem a necessidade de transformação nas formas de cuidado em saúde e, consequentemente, nas relações de trabalho da equipe para se obter uma visão ampliada ... -
Herança e promessas do ensino das Ciências Sociais na área da Saúde
| Date Issued: 2012Problematiza-se o ensino/aprendizagem das Ciências Sociais nos cursos da área de saúde, sob a perspectiva curricular e também da aprendizagem gerada nos grupos de pesquisa e nas atividades de orientação. Para escrever ... -
História das doenças: uma abordagem em sala de aula para o ensino de História
| Date Issued: 2020 -
Imagens artísticas nos livros didáticos e seu potencial transdisciplinar no ensino
| Date Issued: 2018Com o objetivo de identificar o potencial transdisciplinar das representações artísticas presentes nas coleções de livros didáticos da educação básica aprovadas pelo PNLD 2018, docentes da rede estadual de ensino do Rio ... -
Influencia do ensino de saúde mental na modificação de atitudes estigmatizantes de alunos técnicos de enfermagem
| Date Issued: 2018Este estudo teve por objetivo avaliar as atitudes estigmatizantes dos alunos técnicos de enfermagem relacionadas ao transtorno mental, antes e após o ensino de saúde mental em uma perspectiva antiestigmatizante e analisar ...