Browsing by Subject "Mídias Sociais"
Now showing items 21-40 of 61
-
Diretrizes para produção de alternativas ao conteúdo visual em mídias sociais online sob a perspectiva de pessoas com deficiência visual
| Date Issued: 30 jun. 2021Conteúdos de natureza visual, como imagens, figurinhas e emojis, são produzidos e compartilhados diariamente e em larga escala nos sistemas de mídia social online. No entanto, pessoas com deficiência visual que utilizam ... -
Discurso antivacina no YouTube: a mediação de influenciadores
| Date Issued: 2021Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o discurso antivacina em 14 vídeos mais relevantes no YouTube exibidos em 2018 e 2019, considerando a quantidade de visualizações, likes, dislikes e comentários. O ... -
A divulgação científica no Twitter pela #TrupeNaturalista
| Date Issued: 2022Os artrópodes são comumente vistos com nojo e desprezo pelas pessoas, visão esta que os afastam de esforços de conservação. O acesso à informação e a familiarização podem sensibilizar as pessoas a vê-los com outros olhos, ... -
Doação de sangue nas redes solidárias onlineinterações, conexões e interconexões sob o olhar do circuito da dádiva
| Date Issued: 2014Esta dissertação analisa os diálogos no Facebook, no perfil do Hemorio, o hemocentro do Estado do Rio de Janeiro, durante duas situações de crise, ambas no ano de 2011: as chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro e o ... -
Doações de medicamentos: um olhar sobre o acesso informal de produtos farmacêuticos em um grupo do Facebook
| Date Issued: 2021Os medicamentos em desuso representam um dos paradoxos entre produção e controle de excessos identificados na sociedade contemporânea regida sob as lógicas do consumo e da medicalização. Ao mesmo tempo que se estimula a ... -
eHealth literacy entre jovens: estudo exploratório sobre o papel das condições socioeconômicas no uso da informação sobre saúde na Internet
| Date Issued: 2020As mídias digitais têm alterado profundamente o modo como vivemos e nos relacionamos, inclusive na área da saúde. A grande quantidade de informação disponível demanda que os cidadãos tenham habilidades que vão além do ... -
Hanseníase no Google: entre a invisibilidade e a estigmatização
| Date Issued: 2019A internet nos últimos anos se tornou uma das ferramentas mais utilizadas pela população como fonte para interações sociais, informação, notícias e conhecimento. O presente estudo, utilizase de dados públicos do Google ... -
Internet I
| Date Issued: 2012 -
Maternidade com Ciência: Ampliando a comunicação de informação baseada em evidências para gestantes e mães
| Date Issued: 2018O acesso à internet e às tecnologias de informação e comunicação (TICs) teve grande expansão mundial na última década. Cerca de 70% da população brasileira têm acesso à internet, sendo que os smartphones são responsáveis ... -
Maternidade com Ciência: ampliando a comunicação de informação baseada em evidências para gestantes e mães
| Date Issued: 2018O acesso à internet e às tecnologias de informação e comunicação (TICs) teve grande expansão mundial na última década. Cerca de 70% da população brasileira têm acesso à internet, sendo que os smartphones são responsáveis ... -
Minerador de eventos adversos maláricos no Twitter O caso da Doxiciclina
| Date Issued: 2016Durante o período de pós-comercialização, quando medicamentos são usados por grandes populações e por períodos de tempo maiores, eventos adversos inesperados podem ocorrer, o que altera a relação risco-benefício dos ... -
A mídia e a saúde do trabalhador: a experiência de um sindicato na luta pela saúde: um estudo de caso
| Date Issued: 1999Esta dissertação descreve e analisa como os acidentes do trabalho despertam o interesse da mídia e o tratamento que recebem dos periódicos. Discute também a contribuição que a publicação desses casos num órgão de imprensa ... -
Mídias sociais como ferramenta para a competência em informação durante a pandemia de coronavirus: o instagram da biblioteca virtual de saúde pública
| Date Issued: 2020Em março de 2020 foi declarada a pandemia de Coronavírus, que entre outras medidas determinou o afastamento social para prevenir o contágio. A partir daí, a internet assumiu um papel ainda mais importante funcionando como ... -
Mocinhos ou Bandidos?: representações de jovens vítimas de homicídios em jornais brasileiros
| Date Issued: 2016A presente dissertação traz uma análise documental de notícias de jornais e tem como objetivo analisar as representações sociais dos jovens vítimas de homicídio nos jornais de dez cidades do interior do Brasil. Os dados ... -
Monitoramento de informação em mídias sociais: o e-Monitor Dengue
| Date Issued: 2014Este artigo apresenta os resultados preliminares da pesquisa “Monitoramento de informação sobre doenças negligenciadas: o e-Monitor Dengue”. O e-Monitor Dengue é um sistema de monitoramento de informação na Internet feito ... -
Movimentos sociais e novas tecnologias: o Youtube e a luta antimanicomial
| Date Issued: 2012Este paper apresenta uma análise de um conjunto de postagens realizadas por atores sociais no site YouTube, por ocasião da data comemorativa do Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O estudo permitiu obter informações ... -
A mulher como divulgadora da ciência: um estudo da inserção feminina no Science Vlogs Brasil
| Date Issued: 2020A dissertação tem como objetivo entender as dificuldades e os desafios das mulheres cientistas apresentadoras dos canais "Peixe Babel", "A Matemaníaca por Julia Jaccoud", "Arqueologia Egípcia" e "Versada by Vane Costa" no ... -
Um mundo sem barreiras: estudantes com deficiência visual discutindo saúde nas mídias sociais
| Date Issued: 2018Na área da saúde coletiva, nos últimos anos, vem sendo discutido no Brasil um novo paradigma, que considera os aspectos éticos, sociais e culturais que permeiam a vida em sociedade e, nesse sentido, não se pode abrir mão ... -
O Instagram como ferramenta de marketing digital na Biblioteca de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2023Apresenta as iniciativas da Biblioteca de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, no uso do Instagram, como ferramenta de marketing digital, capaz de atrair usuários potenciais e maximizar o acesso a serviços e produtos de ...