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CUIDADO AMPLIADO EM ENFERMAGEM
El cuidado ampliado en enfermería
Alternative title
Broad nursing careEl cuidado ampliado en enfermería
Author
Affilliation
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional . Marília, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Hemocentro. Ambulatório de Onco-hematologia. Marília, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Hemocentro. Ambulatório de Onco-hematologia. Marília, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP, Brasil. / Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Grupo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo com este estudo é analisar os princípios de um cuidado ampliado com base na literatura específica e em dados
de uma pesquisa com egressos de um curso de enfermagem. A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com
uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração
de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde. Os
resultados mostraram que existem diferenças na amplitude das ações de enfermagem em relação ao processo de cuidar.
Os egressos abordaram um cuidado integral, humanizado, com enfoque individual e coletivo, compatível com as
competências e habilidades preconizadas nas diretrizes curriculares do curso de enfermagem. A promoção de um cuidado
humanizado por parte dos egressos foi valorizada tanto pelos gestores quanto pelos usuários do serviço de saúde. Dentre
as conclusões, destaca-se a importância de se superar a conformação individualista, seguindo rumo a esferas coletivas,
institucionais e estruturais da intervenção, nas perspectivas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Abstract
This study aims to analyze the principles of the broad nursing care. It was based on the specific literature and on data
collected from a research held by nursing graduates. The study had a qualitative approach and its methodology included
semi-structured interviews, observation of simulated situations and the elaboration of a care plan involving graduates,
supervisors and health system users. Results show that there are differences in the broadness of the nursing care actions.
The nursing graduates provided whole, humanized, collective and individual care with the skills and competences indicated
in the nursing course curriculum policies. Both supervisors and health system users appreciated the graduates’ humanized
care. We conclude that it is important to overcome an individual approach and to emphasize a collective, institutional and
structural care intervention to promote, protect and recover health.
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El objetivo del presente estudio fue de analizar los principios del cuidado amplio basado en la literatura específica y en
datos de una encuesta a egresados de un Curso de Enfermería. La metodología consistió en una encuesta de evaluación
con enfoque cualitativo, basada en entrevistas semiestructuradas a egresados de dos grupos, bien como sus gestores y
usuarios del servicio de salud. Los resultados mostraron que hay diferencias en la amplitud de las acciones de enfermería
con relación al proceso de cuidar. Los egresados se refirieron a un cuidado integral, humanizado, con enfoque individual
y colectivo, compatible con las capacidades y habilidades recomendadas en las directrices curriculares del Curso de
Enfermería. La promoción del cuidado humanizado por parte de los egresados fue valorizada tanto por los gestores como
por los usuarios del servicio de salud. Dentro de las conclusiones se destacan la importancia de superar la conformación
individualista, siguiendo el rumbo y las esferas colectivas, institucionales y estructurales de la intervención, dentro de la
perspectiva de promover, proteger y recuperar la salud.
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