Navegação EPSJV - Trabalhos Apresentados em Eventos por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 124
-
XVII Encontro da Rede de Bibliotecas Fiocruz 2023 - Semana Internacional do Acesso Aberto – 2023
| Data do documento: 2023Contém os trabalhos apresentados durante o XVI Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, no período de 24 a 26 de outubro de 2023. -
“É desmotivador! É constrangedor!” O acesso as práticas de atividade física e esportiva por mulheres e a interseccionalidade
| Data do documento: 2023O acesso as práticas de Atividades Físicas e Esportivas no Brasil, se apresenta como uma manifestação das opressões vivenciadas por corpos femininos. A interseccionalidade insurgiu das feministas negras ao produzirem ... -
Dando voz para promover a intercultura em pesquisas sobre o programa de vocação científica
| Data do documento: 2023Uma proposta educacional intercultural que valoriza a diversidade deve levar em consideração as necessidades de todas as pessoas de qualquer origem, independentemente dos múltiplos marcadores sociais: etnia, classe social, ... -
O ensino de parasitologia no curso técnico de análises clínicas em uma escola técnica de saúde em tempo de pandemia
| Data do documento: 2023O texto aborda as estratégias adotadas durante as aulas remotas emergenciais de parasitologia em tempos de pandemia. Os objetivos principais foram motivar os alunos, apresentar os principais parasitos de importância médica ... -
Ciência em Jogo: criação coletiva de RPG sobre mulheres na Ciência
| Data do documento: 2022A partir da demanda por estratégias para fomentar o acesso e permanência de meninas e mulheres nas ciências, o presente artigo relata a experiência desenvolvida até o momento no projeto “Ciência em Jogo: intercâmbio de ... -
Jogando “o mundo do trabalho”: experiência docente no curso técnico de análises clínicas
| Data do documento: 2022A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio atua na educação profissional em saúde. Os alunos são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores inseridos nos serviços de saúde. A Iniciação à Educação ... -
O emprego do lúdico como estratégia de ensino em disciplinas da área da saúde
| Data do documento: 2022O modelo de ensino tradicional, ancorado na figura do professor como transmissor da informação, ainda é amplamente utilizado na educação. Contudo, a aplicação do lúdico vem apresentando-se como uma importante estratégia, ... -
Transferência placentária de imunoglobulinas: modelos táteis como estratégia didática inclusiva
| Data do documento: 2022Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia didática inclusiva para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a transferência placentária de imunoglobulinas. A relevância do trabalho se deve, ... -
Racismo, perspectiva interseccional e trabalho no SUS
| Data do documento: 2022O racismo é produzido e reproduzido socialmente, está presente direta ou indiretamente no cotidiano das instituições, dentre elas os serviços de saúde do SUS. Apresentamos resultados parciais do estudo “Formação, Trabalho ... -
Avaliação de jogos aplicados à saúde: um mapeamento nos anais do SBGames 2014 - 2021
| Data do documento: 2022A utilização de jogos aplicados como ferramenta comunicacional de ensino e aprendizagem vem se popularizando em todo o mundo, sobretudo na área da saúde, já faz alguns anos. Porém ainda pouco se discute os métodos de ... -
Desenhar jogos rascunhando relações na educação profissional em saúde
| Data do documento: 2021Discute uma prática de criação de jogos analógicos como estratégia colaborativa de aprendizagem na Educação Profissional em Saúde. A pesquisa busca sustentar o Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos ... -
Design mediando dialogismo na criação de jogos analógicos na escola
| Data do documento: 2021Esta pesquisa discute uma face da criação de jogos analógicos por alunos e professores como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino- aprendizagem, mediada por abordagens metodológicas do ... -
Revisitando ensinamentos de programas de educação em saúde reprodutiva para mulheres no Rio de Janeiro
| Data do documento: 2021O Brasil vem testemunhado consideráveis desenvolvimentos em saúde reprodutiva para mulheres desde a metade do século vinte. Porém, há alguns movimentos que dificultam novos progressos. Este artigo destaca alguns deles. O ... -
Semeando o Cuidado, um jogo cooperativo de tabuleiro sobre plantas medicinais e educação popular em saúde
| Data do documento: 2021Este artigo fundamenta a criação participativa de um jogo cooperativo como recurso para a Educação Popular em Saúde, apresentando os fundamentos do jogo, o desenvolvimento e as decisões de design, a avaliação inicial pela ... -
O imaginário do/no currículo da educação básica: a pesquisa como construção simbólica e como fazer pedagógico
| Data do documento: 2020Este painel tem a intenção de problematizar o currículo, da Educação Básica e Superior, nas suas perspectivas de formação, para os sujeitos envolvidos: professores e estudantes. Nos propomos a estabelecer conexões sobre ... -
Criação de jogo analógico na educação profissional em saúde: colaboração e dialogismo no desenvolvimento de um olhar crítico
| Data do documento: 2020Este trabalho tem como objetivo discutir a criação de um jogo analógico sobre uma questão de saúde (o Sistema de Regulação de vagas do Sistema Único de Saúde) com estudantes no contexto da Educação Profissional em ... -
Olhares para o design de jogos analógicos em contextos formais de educação básica brasileira: abordagens projetuais participativas na construção de situações de ensino-aprendizagem polifônicas
| Data do documento: 2020Objetivo deste artigo é discutir processos participativos de design de jogos analógicos que buscam inserir saberes de grupos sociais invisibilizados em contextos da Educação Básica e incluir a participação dos estudantes ... -
Diários de quarentena em jogos digitais narrativos: letramentos e criação colaborativa de jogos por estudantes na pandemia
| Data do documento: 2020O presente artigo destaca a iniciativa e resultados preliminares do projeto "FazGame Com Ciência: Diário de Quarentena", de criação colaborativa de jogos digitais narrativos no contexto da pandemia. Utilizando a plataforma ... -
Arte e ciência em processos formativos em iniciação científica no ensino médio: desafios epistemológicos
| Data do documento: 2020O texto explora a interseção entre arte e ciência nos processos formativos de iniciação científica no Ensino Médio, focando nos desafios epistemológicos dessa integração. A reflexão enfatiza como a experiência estética ... -
O ensino de parasitologia no curso técnico em análises clínicas em uma escola federal no município do Rio de Janeiro
| Data do documento: 2019-07O curso técnico em análises clinicas está ligado diretamente à investigação clínico-laboratorial e integra uma das áreas fundamentais dentro das ciências da saúde. É importante ressaltar que a proposta curricular da Escola ...