Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9617
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
DISCURSOS QUE FORMAM SABERES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS QUE ORIENTAM O MATERIAL EDUCATIVO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Educação Continuada
Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Nespoli, Grasiele | Data do documento:
2011
Título alternativo
Discourses that form knowledge: an analysis of the theoretical and methodological conceptions that guide the educational material for the training of facilitators of continuing education in healthAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente estudo faz uma análise das principais concepções teóricas e metodológicas que norteiam o material educativo do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. O material educativo, entendido como uma importante ferramenta pedagógica, articula temas fundamentais para a construção do Sistema Único de Saúde. Foi possível identificar oito eixos centrais de pensamento (proposições) que apontam diretrizes para o agenciamento de novas práticas no campo da saúde. A Educação Permanente em Saúde é concebida como uma estratégia de cogestão que tem o trabalho como espaço de práticas educativas e de produção de subjetividades.
Resumo em Inglês
This study analyzes the main theoretical and methodological conceptions that guide the educational material of Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (Education Course for Facilitators of Continuing Education in Health). The educational material, understood as an important pedagogical tool, articulates fundamental themes for the development of Sistema Único de Saúde (Brazil’s National Health System). We have identified eight central axes of thought (propositions) that point to guidelines for the management of new
practices in the health field. Continuing Education in Health is seen as a comanagement strategy that considers work as a space of educational practices and of production of subjectivities.
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação Continuada
Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Compartilhar