Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9617
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
DISCURSOS QUE FORMAM SABERES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS QUE ORIENTAM O MATERIAL EDUCATIVO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Saúde
Política
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Educação Continuada
Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Nespoli, Grasiele | Fecha del documento:
2011
Titulo alternativo
Discourses that form knowledge: an analysis of the theoretical and methodological conceptions that guide the educational material for the training of facilitators of continuing education in healthAutor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O presente estudo faz uma análise das principais concepções teóricas e metodológicas que norteiam o material educativo do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. O material educativo, entendido como uma importante ferramenta pedagógica, articula temas fundamentais para a construção do Sistema Único de Saúde. Foi possível identificar oito eixos centrais de pensamento (proposições) que apontam diretrizes para o agenciamento de novas práticas no campo da saúde. A Educação Permanente em Saúde é concebida como uma estratégia de cogestão que tem o trabalho como espaço de práticas educativas e de produção de subjetividades.
Resumen en ingles
This study analyzes the main theoretical and methodological conceptions that guide the educational material of Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (Education Course for Facilitators of Continuing Education in Health). The educational material, understood as an important pedagogical tool, articulates fundamental themes for the development of Sistema Único de Saúde (Brazil’s National Health System). We have identified eight central axes of thought (propositions) that point to guidelines for the management of new
practices in the health field. Continuing Education in Health is seen as a comanagement strategy that considers work as a space of educational practices and of production of subjectivities.
Palabras clave en portugues
Educação ContinuadaSaúde
Política
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação Continuada
Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Compartir