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O ESTUDO DE SABERES PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Ramos, Marise Nogueira | Fecha del documento:
2014
Titulo alternativo
The study of professional expertise in an ethnographic perspective: theoretical-methodological contributionsAutor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidades e particularidades dos grupos profissionais e a totalidade social. Para isso, apresenta o conceito de saber profissional, relacionando-o com os conceitos de cultura e experiência, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência, cultura e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe.
Resumen en ingles
The article discusses the theoretical and methodological contribution of ethnography for the studies of professional expertise. The article defends also the non-abandonment of structural determinations in that perspective of analysis, situating categories of historical and pedagogical methods as a necessity for the reconstruction of the uniqueness of the relationship between professional groups and social totality. In order to do that, this report depicts the concept of professional knowledge related to the concepts of culture and experience, followed by features and principles of professional ethnography, reaching practical elements of ethnographic researching. The final considerations explain that studies on experience, culture and ethnographical and professional expertise motivate the understanding of their phenomenological nature and the understanding of mediations in relation to work and education, in order to see to what extension the groups forming themselves as professional workers empower their organization as actors of class.
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