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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9441
QUALITY PERCEPTION IN RESEARCH LABORATORIES FROM FIOCRUZ AFTER QMS IMPLEMENTATION
La percepción de la calidad en los laboratorios de investigación Fiocruz después de la implementación del SGC
Alternative title
A percepção da qualidade em laboratórios de pesquisa da Fiocruz após a implementação do SGQLa percepción de la calidad en los laboratorios de investigación Fiocruz después de la implementación del SGC
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de São João Del Rey. São João Del Rey, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil/ Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de São João Del Rey. São João Del Rey, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil/ Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Sistema de Gestão da Qualidade vem sendo implementado no Centro de Pesquisas René Rachou desde 2003. Este estudo investigou sua importância para os colaboradores dos laboratórios de pesquisa. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado com um grupo de 113 colaboradores. Utilizou-se a diretriz Práticas de Qualidade na Pesquisa Biomédica Básica (QPBR), da Organização Mundial de Saúde. Os questionários aplicados avaliaram os parâmetros dessa diretriz utilizando a escala Likert. Biossegurança, treinamento e ética foram os fatores considerados mais importantes. Supervisão e garantia da Qualidade, registro de dados, plano de estudo,POP e arquivo obtiveram uma avaliação intermediária. A menor avaliação foi obtida para relatório, verificação de resultados, pessoal e práticas de publicação. Entender a percepção dos colaboradores permitirá o desenvolvimento de ações de melhoria, contribuindo para a construção de um programa de treinamento e estratégias de disseminação da qualidade.
Abstract
Quality Management System has been implemented at the René Rachou Research Center since 2003. This study investigated its importance for collaborators (Cs) in laboratories. This was a quantitative and descriptive study performed in a group of 113 collaborators. It was based on the World Health Organization handbook: Quality Practices in Basic Biomedical Research. The questionnaires evaluated the parameters using the Likert scale.Biosafety, training and ethics were considered to be the most important parameters. Supervision and quality assurance, data recording, study plan, SOPs and file storage achieved intermediate evaluation. The lower frequency of responses was obtained for result report, result verification, personnel and publishing practices. Understanding the perception of the collaborators allows the development of improvement actions aiming the construction of a training program directing strategies for disseminating quality.
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El Sistema de Gestión de la Calidad ha sido implementado en el Centro de Investigación René Rachou desde el año 2003. En este estudio se investigó la importancia de dicho sistema para los trabajadores de los laboratorios de investigación. Se realizó un estudio de tipo cuantitativo, descriptivo con un grupo de 113 trabajadores. Fueron utilizadas las guías sobre Prácticas de Calidad en Investigación Biomédica Básica (QPBR) de la Organización Mundial de la Salud. El cuestionario evalúa los parámetros de esta guía utilizando la Escala Likert.Bioseguridad, formación y ética fueron los factores considerados como los más importantes dentro del cuestionario. Supervisión y Control de calidad, registro de datos, plan de estudios, POP y el archivo obtuvieron una puntuación intermedia. La puntuación más baja fue obtenida por el informe, la verificación de resultados, el personal y las prácticas de publicación. Conocer las opiniones de los trabajadores permitirá el desarrollo de acciones para la mejora del Sistema de Gestión de la Calidad, contribuyendo al desarrollo de un programa de capacitación y de estrategias para la difusión de la calidad.
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