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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9406
HISTÓRIAS-MÍTICAS E CONSTRUÇÃO DA PESSOA: AMBIGUIDADE DOS CORPOS E JUVENTUDE INDÍGENA EM UM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÕES
Título alternativo
Mythical stories and the construction of the individual: ambiguity of the bodies and indigenous youth in a context of transformationAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As representações sobre a juventude variam histórica e culturalmente. No Alto Rio Negro, vivem grupos indígenas com mais de três séculos de contato com o mundo não indígena. Nos últimos anos, os rituais de iniciação masculina foram suprimidos e houve a introdução da escola formal. Estes acontecimentos geraram ressignificações nas formas de representar as diferentes fases da vida. Neste trabalho objetivou-se compreender a construção das representações sobre a juventude indígena; como elas se correlacionam com as demais fases do ciclo vital e como contribuem para configurar práticas sociais estruturadas em torno deste grupo social. Analisaram-se diversas histórias míticas que tratam das relações intergeracionais; estas foram correlacionadas com os termos designativos das diversas da vida, com as outras narrativas nativas e com dados obtidos a partir da observação participante. O estudo conclui que as representações sobre juventude são configuradas pelos papeis sociais de iniciandos/iniciados, fundidos na atualidade, de modo contraditório, numa categoria genérica e prolongada de estudante, desprovida de estatuto sociológico próprio, alongando a condição liminar desta fase da vida.
Resumo em Inglês
Representations about youth vary his-torically and culturally. In the Upper Rio Negro, there are indigenous groups with over three cen-turies of contact with the non-indigenous world. In recent years, male initiation rites were sup-pressed and formal schooling was introduced. These events led to a redefinition of significance in forms of representation at different stages of life. This work sought to understand the construc-tion of the Indian representation of youth; how they correlate with the other life cycle phases and how they contribute to configuring structured social practices in this social group. Several myth-ical stories dealing with intergenerational rela-tionships have been reviewed; these were corre-lated with significant stages of life, with other local narratives, and with data gathered from di-rect observation. The study concludes that the representations about youth have been config-ured by the social roles of the initiating/initiated, in a currently contradictory fashion, under a ge-neric and lengthy student phase, deprived of its own sociological markers, prolonging the thresh-old condition of this phase of life.
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