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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IFF - Artigos de Periódicos [1287]
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AMBIENTE DOMICILIAR E ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE COMUNIDADE DA PERIFERIA DE SÃO LUÍS – MA
Alternative title
Home environment and alterations in the development of children in a community of the outskirts of São Luís - MAAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Medicina III. São Luís, MA, Brasil / Hospital Universitário. Unidade Materno Infantil. São Luís, MA, Brasil.
Faculdade Santa Terezinha. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Medicina III. São Luís, MA, Brasil / Hospital Universitário. Unidade Materno Infantil. São Luís, MA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade Santa Terezinha. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Medicina III. São Luís, MA, Brasil / Hospital Universitário. Unidade Materno Infantil. São Luís, MA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Na primeira infância, os principais vínculos da criança são estabelecidos no ambiente doméstico. Este é fundamental quanto à oferta de estímulos que podem influenciar seu desenvolvimento. Com o objetivo de analisar o ambiente domiciliar de crianças de 2 anos de idade, quanto à oferta de estímulos e à sua relação com suspeitas de atrasos de desenvolvimento, realizou-se estudo transversal, em comunidade de baixa renda na periferia de São Luis. Calculou-se amostra aleatória de 176 crianças de 2 anos de idade cadastra-das em unidades de saúde da comunidade. Utilizaram-se dois instrumentos validados: o Inven-tory Home (medida de estímulos domiciliares) e a Gesell Scale (medida de desenvolvimento). Os dados foram coletados nas próprias casas. Foram realizadas regressões logísticas tendo como variá-veis resposta o HOME (baixo ou médio/alto) e Gesell (com suspeita de atraso ou s/atraso). Renda familiar baixa, baixa escolaridade materna e paterna, nº de residentes, nº de filhos < 5 anos e baixo nº de cômodos foram fatores de risco para HOME baixo. Este, por sua vez, associou-se com a suspeita de atraso no desenvolvimento (Gesell baixo). A qualidade e a quantidade de estímulos ambientais presentes no contexto familiar mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento global das crianças avaliadas.
Abstract
The main bonds of infants in early childhood are established in the home environment. The home is fundamental for providing stimuli that can influence the development of the child. A cross-sectional study was conducted in a low income community in the outskirts of the city of São Luís to analyze the provision of stimuli in the home environment of 2-year-old children and the potential association with retardation in child development. A random sample of 176 2-year-old children registered in community outpatient healthcare departments was assessed. Two validated instruments were used, namely the Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) Inventory and the Gesell Measurement of Development Scale. Data were gathered in the homes. Logistic regressions were carried out taking the Home Inventory (low or average/high) and the Gesell Scale (suspicion of delay/normal) as outcome variables. Low family income, low maternal and paternal schooling, number of residents, number of children < 5 years old and small number of rooms in the house were considered risk factors for low Home scores, which were associated with the suspicion of development delay. The quality and quantity of environmental stimuli in the family context proved to be essential for the development of the children evaluated.
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