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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8901
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidade09 Indústria, inovação e infraestrutura
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EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO POLÍTICA PÚBLICA: A AÇÃO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Teoria do Capital Humano
Capital Intelectual
Políticas Neoliberais
Ministry of Development, Industry and External Trade
Theory of Human Capital
Capital Intellectual
Neoliberal Politics
Portes, Mônica da Conceição de Oliveira | Data do documento:
2010
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Resumo
Esta pesquisa analisou a incorporação da Educação Corporativa como uma política pública situada no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Esta análise considerou o período de 2003 a 2009, momento em que Luís Inácio “Lula” da Silva ocupou a Presidência da República (2003-2010). A expansão das unidades de Educação Corporativa vem sendo considerada uma “revolução silenciosa” nas empresas brasileiras. Há muitos estudos não-críticos, com base na teoria do capital humano/ capital intelectual que defendem a implantação de unidades de educação corporativa, entretanto, poucos são os estudos que procuram analisar este fenômeno sob a luz das reformas de ajuste estrutural, especialmente aquelas advindas do cumprimento da agenda das políticas neoliberais. Este estudo investigou esta proposta numa perspectiva crítico-emancipatória, analisando seu contexto de surgimento, sua influência e impacto na formação do trabalhador. A educação profissional em saúde estando inserida neste movimento maior das políticas e propostas de formação e qualificação dos trabalhadores é fortemente influenciada pelos processos de reestruturação mais amplos com desdobramentos significativos na prática profissional.
Resumo em Inglês
This research examined the incorporation of Corporate Education as a public politic located in the extend of the Ministry of Development, Industry and External Trade. This analysis considered the period from 2003 to 2009, when Luiz Inacio "Lula" da Silva held the presidency (2003-2010). The expansion of the unit Corporate Education has been considered a "silent revolution" in Brazilian companies. There are many non-critical studies, based on human capital theory / intellectual capital that favor the deployment of units of corporate education, however, there are few studies to examine this phenomenon in light of structural adjustment reforms, especially those coming compliance with the agenda of neoliberal politics. This study investigated this issue in a critical-emancipatory perspective, analyzing the context of its appearance, its influence and impact on worker training. Professional education in health being placed in this larger movement of the politics and proposals for training and qualification of workers is strongly influenced by wider processes of restructuring with significant developments in professional practice.
Palavras-chave
Educação CorporativaMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Teoria do Capital Humano
Capital Intelectual
Políticas Neoliberais
Palavras-chave em inglês
Corporate EducationMinistry of Development, Industry and External Trade
Theory of Human Capital
Capital Intellectual
Neoliberal Politics
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