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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8900
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
01 Erradicação da pobrezaColeções
Metadata
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DE ONDE VENHO? PARA ONDE VOU? CONHECENDO O ALUNO DO PROVOC DLIS
Saraiva, Maria Inez Sodré | Data do documento:
2010
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica
Resumo
Esta dissertação apresenta uma análise da trajetória dos jovens participantes do Programa de Vocação Científica/Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável /Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz desde 2003 a 2008. Foi realizada uma revisão da literatura sobre políticas públicas e juventude objetivando discutir a construção social e política dos programas voltados para esta população, bem como a identificação de marcos históricos e conceituais que orientam as políticas sociais da Fundação Oswaldo Cruz. Como estratégia de pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com gestores Fiocruz e com coordenadores de projetos e de programas institucionais voltados para a comunidade de Manguinhos, bem como, a realização de um grupo focal com egressos do PROVOC/DLIS com o objetivo de analisar as expectativas desses alunos ao ingressarem e ao final do programa, assim como, identificar o percurso institucional e pessoal do aluno e as possíveis repercussões sociais, familiares e profissionais dos jovens que participam do Programa. Conclui enfatizando posicionamentos e sugestões que contribuam para que novos caminhos possam ser pensados na questão da inserção de jovens de comunidades carentes em Programas de Vocação Científica mantidos por instituições de pesquisa.
Resumo em Inglês
This work presents an analysis of the trajectory of youth participants of Scientific Vocation Program - Integrated and Sustainable Local Development Programme of Joaquim Venancio Polytechnic Health School of Oswaldo Cruz Foundation (PROVOC DLIS / EPSJV / FIOCRUZ) program from 2003 to 2008. We performed a literature review on public policies and youth aimed to discuss the social and political construction of programs for this population, and the identification of historical and conceptual foundations that guide the social policies of FIOCRUZ. As a research strategy, interviews were conducted with managers of Fiocruz and with managers of projects and institutional programs aimed at the community of Manguinhos, as well as, conducting a focus group with alumnal of PROVOC / DLIS with the aim of analyzing the expectations of these students at entry and at the end of the program, as well as tracing institutional and student's personal and possible social, familiar and professionals repercussions of these who participate in the program. Concludes by emphasizing positioning and suggestions to help ensure that new ways can be thought on the issue of integration of young people from poor communities in Scientific Vocation Program maintained by research institutions.
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