Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8727
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesColeções
Metadata
Mostrar registro completo
LENDO E ESCREVENDO O AMANHÃ: IDEOLOGIAS DE “FUTURO” NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA SEM/RJ DIRIGIDAS AOS “TERRITÓRIOS CONFLAGADOS”
Oliveira, Jaqueline Marques Tavares de | Data do documento:
2012
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde.
Resumo
Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar o discurso produzido sobre o programa intitulado “Escolas do Amanhã”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), desde o ano de 2009. O programa se propõe garantir o “futuro” para crianças e jovens dos territórios ditos “conflagrados”, isto é, espaços urbanos violentos, por meio da educação. As políticas educacionais se associam, neste programa, com as ações de segurança, saúde e assistência, demonstrando o caráter focalizado dessas políticas, direcionadas aos locais “pobres e violentos”. Nossa análise visa identificar os processos ideológicos presentes na elaboração e efetivação dessas políticas educacionais, a partir da configuração atual da sociedade capitalista, buscando, assim, compreender suas contradições. Como processos ideológicos que condicionam as políticas educacionais contemporâneas, consideramos a “educação compensatória”, a “medicalização da educação”, a “patologização da pobreza e da língua” e os “territórios conflagrados”. Para analisar o programa em foco, foram considerados documentos oficiais, entrevistas e reportagens. A partir da análise, concluímos que a noção de “futuro” nas políticas educacionais do capital busca legitimar as relações sociais vigentes, reproduzindo os processos ideológicos mencionados. Desse modo, apontamos, por fim, que a educação para um “futuro” de fato para estas crianças e jovens, só existe se for direcionada para além da lógica da sociabilidade capitalista.
Resumo em Inglês
This Master's thesis aims to analyze the discourse produced on the program called "Schools of Tomorrow," developed by the Municipal Education of Rio de Janeiro (SME / RJ), since 2009. This program aims intends to ensure a "future" for children and young people of the territories known as "embattled", that is, urban violence, through education. Educational policies are associated in this program with the actions of security, health care, demonstrating the narrow focus of these policies, directed at local "poor and violent" neighborhoods. Our analysis aims to identify the ideological processes present in the formulation and effective implementation of its educational policies, in the current context of capitalist society, trying to understand its contradictions on the basis of determinations of capitalism. As ideological processes that influence contemporary education policy, consider the "compensatory education", the "medicalization of education", the "pathologizing of poverty and language" and "embattled territories." To analyze the program in focus, were considered official documents, interviews and reports. From the analysis, we conclude that the notion of "future" in the educational policies of capital seeks to legitimize the current social relations. Thus, we point out, finally, that education for a "future" for these children and young people, exists only if directed beyond the logic of capitalist sociality.
Compartilhar