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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8627
A EXPERIÊNCIA DE MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATIVA CARTOGRÁFICA PARA A ESF
Título alternativo
The experiment of participatory mapping in order to construct a cartographical alternative to the FHSAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informações em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Resumo Os mapas e os procedimentos de mapeamento
são ferramentas úteis para sistematização,
interpretação e comunicação de resultados para a
gestão e avaliação. Aplicados à Estratégia de Saúde
da Família (ESF), estes mapas permitiriam a apropriação
do território e o estabelecimento de vínculos
entre este território, sua população e os serviços
de saúde. Neste trabalho é estudada a utilização
de mapas pela ESF em 17 municípios das regiões
norte e nordeste do Brasil e é descrito o processo
de delimitação e digitalização das áreas de atuação,
com a participação das equipes. O levantamento
realizado por questionários e a discussão
em oficinas demonstraram que ainda persistem
dificuldades de compatibilização de mapas (croquis)
produzidos no nível local com mapas produzidos
por outros setores de governo. Os mapas usados
no nível local empregam, em geral, sintaxes
próprias, o que impede a troca de informações com
outros documentos cartográficos e sua plena utilização
como instrumento de avaliação e gestão. A
combinação de instrumentos de mapeamento participativo,
associados às aplicações de Sistemas de
Informações Geográficas (SIG), proposta neste trabalho,
representa uma alternativa para o mapeamento
do território de atuação das equipes da ESF,
bem como a reflexão sobre o conceito de território
e sua operacionalização pela ESF
Resumo em Inglês
Maps and mapping procedures are useful
tools for systematic interpretation and evaluation
and for reporting of results to management.
Applied to the Family Health Strategy (FHS), these
maps permit the demarcation of the territory and
the establishment of links between the territory,
its population and health services. In this paper
the use of maps by the FHS in 17 municipalities
in northern and northeastern Brazil is studied
and the process of demarcation and digitization
of areas with the participation of teams is described.
The survey conducted using questionnaires
and discussion workshops showed that difficulties
still prevail in reconciling the map (drawing)
produced at the local level with maps produced
by other government sectors. In general,
the maps used at local level employ their own references,
which prevent the interplay of information
with other cartographic documents and their
full use as a tool for evaluation and management.
The combination of participatory mapping tools,
associated with Geographic Information Systems
(GIS) applications proposed in this paper, represents
an alternative to mapping the territory of
operations of FHS teams, as well as a reflection on
the concept of territory and operation by the FHS
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