Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7768
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
11 Cidades e comunidades sustentáveisMetadata
Mostrar registro completo
CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA
Queiroz, Adriano Araujo de | Data do documento:
2012
Título alternativo
Cultivation of medicinal plants in public schools in the municipality of SeropédicaAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente projeto tem como proposta a implantação do cultivo de plantas medicinais em escolas públicas do município de Seropédica, através de hortas que contarão com participação de alunos, professores e funcionários, além de pessoas da comunidade e pais que tenham interesse em participar. A primeira horta será implantada na unidade escolar que apresentar melhor estrutura para o desenvolvimento das atividades, estrutura esta que posteriormente também poderá ser utilizada como suporte para que outras unidades escolares deste município sejam contempladas com o projeto. Busca-se desenvolver atividades práticas e teóricas sobre os temas que envolvem o trabalho com plantas medicinais, aromáticas e condimentares e a fitoterapia como um todo, incentivando o aprendizado e seu uso adequado. Espera-se, o desenvolvimento e valorização da leitura e da pesquisa como instrumentos básicos na formação de hábitos que possibilitem a preservação da saúde, e conseqüente diminuição dos gastos com medicamentos alopáticos. A médio prazo, este projeto busca também despertar o interesse desses alunos pelas áreas agrárias, estimulando os vínculos entre as escolas locais e a Universidade Rural situada no mesmo município, e com isso, vislumbrar um futuro mais promissor para ele e sua família. Após a implantação da primeira horta, o foco se direcionará para a ampliação do trabalho em outras escolas, possibilitando a participação de novos agentes interessados em integrar o projeto, com isso, pretende-se difundir valores relacionados ao trabalho proposto, integrando a comunidade escolar e dando oportunidade para que essas pessoas desenvolvam estes conteúdos em suas casas e arredores.
Compartilhar