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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7094
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
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CONSTRUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE
Divulgação do conhecimento
Educação popular e saúde
Análise de domínios
Redes sociais
Informação e comunicação em saúde
Dissemination of knowledge
Popular education and health
Domain analysis
Social network
Information and communication in health
Silva, Marcus Vinícius Pereira da | Fecha del documento:
2013
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Esta dissertação tem como objeto de estudo os processos de construção e divulgação do conhecimento no campo da Educação Popular e Saúde (EPS). Adota-se o conceito de informação relacionado ao seu aspecto sociocultural, no qual a informação está associada ao processo de transformação do conhecimento e, especificamente, à seleção e interpretação dentro de um contexto específico. Desta forma, compreende-se que o conhecimento é socialmente e historicamente condicionado. O objetivo geral da pesquisa é estudar os processos de construção e divulgação do conhecimento no campo da EPS, com foco nas posições e papéis dos atores acadêmicos. Para tal, recorre-se ao conceito de campo social e campo científico formulado por Pierre Bourdieu e à abordagem da análise de domínio formulado por Birger Hjørland para estudar os atores acadêmicos na perspectiva de um campo científico. O conceito de redes sociais associada à ação coletiva, a noção do papel intelectual e o conceito e metodologia de construção compartilhada do conhecimento são usados para apoiar a analise das posições e dos papéis dos atores acadêmicos no âmbito de uma rede de ação coletiva. Seleciona-se, como campo empírico, os membros do Grupo de Trabalho de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Adota-se diferentes abordagens metodológicas: a) levantamento de artigos sobre EPS na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); b) análise dos currículos da Plataforma Lattes do CNPq; e c) metodologia de análise de redes sociais. A partir da análise dos dados identificou-se que o campo da EPS possui uma abordagem interdisciplinar, diagnosticada através da formação dos pesquisadores e das áreas de atuação; concentração de atores acadêmicos na Região Sudeste do Brasil; os atores acadêmicos exercem uma posição central na rede e são reconhecidos como expoentes do campo da EPS.
Resumen en ingles
This dissertation has as object of study the processes of building and dissemination of knowledge in the field of Popular Education and Health
(EPS). It adopts the concept of Information related to their socio-cultural aspect, in which the information is associated with the transformation of knowledge, and specifically to the selection and interpretation within a specific context. Thus, it is understood that the Knowledge is socially and historically conditioned. The overall goal of the research is studying the processes of construction and dissemination of knowledge in the field of EPS, focusing on the positions and roles of academic actors. To this end, we use the concept of social field and scientific field formulated by Pierre Bourdieu and the approach domain analysis made by Birger Hjørland to study the academics actors in perspective of a scientific field. The concept of social network associated with collective action, the notion of intellectual role and the concept and methodology of the shared construction knowledge are used to analyze the position and support the roles of the
academic actors within a network of collective action. Selected as empirical field are the members of the Working Group for Popular Education and Health of the Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Different methodological approaches were adopted a) survey of articles on EPS in the Virtual Health Library (VHL), b) analysis of the Lattes curricula of CNPq and c) methodology for social network analysis. From the analysis of the
data we identified that the field of EPS has an interdisciplinary approach, diagnosed through training of researchers and business areas; a concentration of academic actors in southeastern Brazil; academic actors exert a central position in the network and are recognized as exponents of the field of EPS.
Palabras clave en portugues
Construção do conhecimentoDivulgação do conhecimento
Educação popular e saúde
Análise de domínios
Redes sociais
Informação e comunicação em saúde
Palabras clave en ingles
Construction of knowledgeDissemination of knowledge
Popular education and health
Domain analysis
Social network
Information and communication in health
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