IOC - PGEBS - Teses de Doutorado: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 108
-
O que aconteceria se…? Reflexões sobre a criação e uso de animação por rotoscopia em realidade virtual para o ensino de ciências
| Fecha del documento: 2023A Realidade Virtual (RV), interface computacional que possibilita a interação do usuário em um ambiente tridimensional em tempo real, tem potencial transformador na educação. De acordo com a teoria de aprendizagem multimídia, ... -
Educação científica e a busca do conhecimento : um estudo do papel da cultura étnica na formação de perfis acadêmicos
| Fecha del documento: 2023Nosso trabalho representa uma contribuição para a compreensão da relação entre formação cultural e educação científica, no sentido da busca da identificação de valores que impliquem em um maior estímulo à procura de carreiras ... -
Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II : mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese
| Fecha del documento: 2023O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritivos de comportamentos, interesses ou atividades, ... -
Protagonismo juvenil e enriquecimento psicopedagógico remoto no ensino de Ciências para altas habilidades com vocação científica
| Fecha del documento: 2023Esta tese aborda os desafios enfrentados na formação científica e na identificação de futuros cientistas na Educação Básica. A pesquisa propôs a divulgação científica de forma lúdica, utilizando linguagem tecnológica, como ... -
A Web 2.0 em cursos de educação a distância : influência da webconferência como ferramenta para o ensino de Biociências
| Fecha del documento: 2023A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino caracterizada, contemporaneamente, pelo intenso uso de tecnologias da informação e comunicação. Os cursos no formato EaD vêm ganhando mais espaço no número de matrículas ... -
Origens históricas, identidade profissional e educação de técnicos em citopatologia no Brasil: desafios e perspectivas
| Fecha del documento: 2023O câncer de colo do útero é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo, sendo responsável pelo óbito de cerca de 275 mil mulheres por ano. Para sua prevenção e cura o diagnóstico precoce é fundamental, ... -
Autonomia para ensinar e criar: a produção de materiais didáticos na formação de professores de Química no Instituto Federal do Espírito Santo
| Fecha del documento: 2022Envolver licenciandos e seus professores em cenários investigativos do próprio fazer docente potencializa a formação sintonizada com posturas transformadoras da realidade, integrando teoria e prática. Nesta Tese, apresentamos ... -
Teoria da tecnologia e ensino de Ciências : perspectivas para a formação de professores de Ciências
| Fecha del documento: 2022A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste ... -
Retratos do ensino de Ciências: (des)construções entre a educação ambiental crítica e a metodologia artística de pesquisa em educação baseada em fotografia
| Fecha del documento: 2022Para a educação ambiental, a fotografia pode ser um recurso empregado em atividades na educação básica, com a utilização de imagens reais, de aspectos relacionados ao ser humano. O objetivo desta tese foi investigar o uso ... -
Estratégia de promoção da saúde para o enfrentamento da pandemia da covid-19: produção de vídeos educativos sobre técnicas adaptadas de meditação da mente plena (mindfulness) para líderes comunitários e seus membros
| Fecha del documento: 2022Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são hoje uma grande realidade na rede de atenção à saúde pública no Brasil. Entende-se por PICS todas as atividades devidamente regulamentadas e inseridas ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Fecha del documento: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Fecha del documento: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Fecha del documento: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
Prevenção ao uso de drogas no espaço escolar: possibilidades para a formação de professores da educação básica pela perspectiva contra-hegemônica
| Fecha del documento: 2022A tese discute a prevenção ao uso de drogas que pode ser realizada no espaço escolar mediante um estudo realizado com docentes da Rede Municipal de Educação de Cariacica, município do estado do Espírito Santo. Ante a ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Fecha del documento: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Fecha del documento: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
| Fecha del documento: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
| Fecha del documento: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Em busca do letramento científico: análise de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Genética no ensino médio
| Fecha del documento: 2022O termo Letramento Científico vem sendo amplamente debatido nas áreas de educação, ensino de Ciências e como constituinte das políticas públicas. Isso advém da percepção de que a Ciência não é neutra e seu desenvolvimento ... -
O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola
| Fecha del documento: 2019Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações ...