Navegação IOC - PGEBS - Teses de Doutorado por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 118
-
Protagonismo juvenil e enriquecimento psicopedagógico remoto no ensino de Ciências para altas habilidades com vocação científica
| Data do documento: 2023Esta tese aborda os desafios enfrentados na formação científica e na identificação de futuros cientistas na Educação Básica. A pesquisa propôs a divulgação científica de forma lúdica, utilizando linguagem tecnológica, como ... -
Educação científica e a busca do conhecimento : um estudo do papel da cultura étnica na formação de perfis acadêmicos
| Data do documento: 2023Nosso trabalho representa uma contribuição para a compreensão da relação entre formação cultural e educação científica, no sentido da busca da identificação de valores que impliquem em um maior estímulo à procura de carreiras ... -
A Web 2.0 em cursos de educação a distância : influência da webconferência como ferramenta para o ensino de Biociências
| Data do documento: 2023A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino caracterizada, contemporaneamente, pelo intenso uso de tecnologias da informação e comunicação. Os cursos no formato EaD vêm ganhando mais espaço no número de matrículas ... -
Origens históricas, identidade profissional e educação de técnicos em citopatologia no Brasil: desafios e perspectivas
| Data do documento: 2023O câncer de colo do útero é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo, sendo responsável pelo óbito de cerca de 275 mil mulheres por ano. Para sua prevenção e cura o diagnóstico precoce é fundamental, ... -
O que aconteceria se…? Reflexões sobre a criação e uso de animação por rotoscopia em realidade virtual para o ensino de ciências
| Data do documento: 2023A Realidade Virtual (RV), interface computacional que possibilita a interação do usuário em um ambiente tridimensional em tempo real, tem potencial transformador na educação. De acordo com a teoria de aprendizagem multimídia, ... -
CienciArte como ferramenta no atendimento a estudantes superdotados
| Data do documento: 2023A superdotação está profundamente associada à evolução do conceito de inteligência que pode ser observado à luz de quatro vertentes teóricas: a psicométrica, a desenvolvimentista, a sociocultural e a cognitivista. Esta ... -
Ensino de ciências por investigação: práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de biologia no contexto pandêmico e suas contribuições para a práxis docente
| Data do documento: 2023O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) consiste em envolver o estudante em situações nas quais ele seja protagonista de seu próprio aprendizado, pensando, falando, lendo e escrevendo, mostrando autonomia e clareza ... -
Trocando saberes entre elas: uma abordagem para promover a literacia em saúde sobre câncer de mama e o empoderamento de pacientes
| Data do documento: 2023Este estudo aborda o conceito de educação de pacientes como forma de contribuir para a melhoria do cuidado, promoção do empoderamento de pacientes e fortalecimento da participação destes como importantes multiplicadores ... -
Recursos literato-audiovisuais como fomentadores à formação humanizada de profissionais de saúde - estratégias possíveis?
| Data do documento: 2023Após a experiência exitosa no mestrado acadêmico com a utilização de um filme (O despertar de uma paixão) para o ensino de uma doença infectocontagiosa (cólera) e elementos da teoria da evolução, nos propusemos a dar ... -
Disputas políticas e impactos socioeconômicos, incertezas e avanços científicos: as múltiplas dimensões da ciência e da saúde na cobertura da pandemia de COVID-19 por jornais do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e China
| Data do documento: 2023A mídia costuma acompanhar com interesse – e certa apreensão – o surgimento de novas doenças pelo mundo, como foi o caso da SARS, da gripe aviária (H5N1), da gripe A (H1N1), da MERS, dentre outras. No início de 2020, a ... -
Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica: passeio ou atividade pedagógica? Reflexões a partir de experiências com o público escolar
| Data do documento: 2023Este estudo problematizou a Trilha Interpretativa realizada no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA), tendo como cenários a Colônia Juliano Moreira e uma área de floresta junto ao Parque Estadual da Pedra Branca/RJ. A Trilha ... -
Saúde MentalCriativa: bem-estar psicológico docente por meio de oficinas educativas laborais
| Data do documento: 2023Pensar as múltiplas funções que a escola desempenha não pode restringir nossos olhares ao processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos no exercício de suas atribuições. É urgente refletir a saúde mental do docente ... -
Contribuições para a formação de professores de ciências da natureza por meio da aplicação dos fundamentos da aprendizagem baseada em problemas
| Data do documento: 2023A Aprendizagem Baseada em Problemas, ABP ou PBL (do inglês Problem-Based Learning) é uma metodologia de ensino sistematizada no fim dos anos 1960 na qual os estudantes aprendem através da resolução de uma situação-problema ... -
SaudeAmbiente, FicçãoRealidade, CienciArte: o ensino de ciências em interfaces com o vilão cientista no cinema
| Data do documento: 2023O cinema personifica uma figura que ficcionalmente intenta contra a SaudeAmbiente: o vilão. Mesmo com uma presença marcante, o uso de filmes em sala de aula desabona o vilão cientista, por questões éticas e culturais e ... -
Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II : mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese
| Data do documento: 2023O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritivos de comportamentos, interesses ou atividades, ... -
Teoria da tecnologia e ensino de Ciências : perspectivas para a formação de professores de Ciências
| Data do documento: 2022A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste ... -
Autonomia para ensinar e criar: a produção de materiais didáticos na formação de professores de Química no Instituto Federal do Espírito Santo
| Data do documento: 2022Envolver licenciandos e seus professores em cenários investigativos do próprio fazer docente potencializa a formação sintonizada com posturas transformadoras da realidade, integrando teoria e prática. Nesta Tese, apresentamos ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Data do documento: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Data do documento: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Data do documento: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ...