Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde tem como finalidade contribuir para uma efetiva apropriação social do conhecimento nas áreas de ensino formal e não formal em biociências e saúde, por meio da formação de docentes com vivência em pesquisa, e de pesquisadores, de alto nível científico, autônomos e inovadores, capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisas, novas metodologias e produtos para o ensino em biociências e saúde.
Saiba mais sobre o PGEBS em: http://pgebs.ioc.fiocruz.br/Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
Prática de atividade física entre mulheres estudantes trabalhadoras: aproximações sobre o ensino de educação física, interseccionalidade e a promoção da saúde
| Data do documento: 2023Este estudo situa-se em um contexto político de reformas educacionais e políticas de reduções de repasses de recursos públicos para a Saúde e Educação, que apontam para uma proposta de formação educacional mínima à classe ... -
Disputas políticas e impactos socioeconômicos, incertezas e avanços científicos: as múltiplas dimensões da ciência e da saúde na cobertura da pandemia de COVID-19 por jornais do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e China
| Data do documento: 2023A mídia costuma acompanhar com interesse – e certa apreensão – o surgimento de novas doenças pelo mundo, como foi o caso da SARS, da gripe aviária (H5N1), da gripe A (H1N1), da MERS, dentre outras. No início de 2020, a ... -
Recursos literato-audiovisuais como fomentadores à formação humanizada de profissionais de saúde - estratégias possíveis?
| Data do documento: 2023Após a experiência exitosa no mestrado acadêmico com a utilização de um filme (O despertar de uma paixão) para o ensino de uma doença infectocontagiosa (cólera) e elementos da teoria da evolução, nos propusemos a dar ... -
Trocando saberes entre elas: uma abordagem para promover a literacia em saúde sobre câncer de mama e o empoderamento de pacientes
| Data do documento: 2023Este estudo aborda o conceito de educação de pacientes como forma de contribuir para a melhoria do cuidado, promoção do empoderamento de pacientes e fortalecimento da participação destes como importantes multiplicadores ... -
Ensino de ciências por investigação: práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de biologia no contexto pandêmico e suas contribuições para a práxis docente
| Data do documento: 2023O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) consiste em envolver o estudante em situações nas quais ele seja protagonista de seu próprio aprendizado, pensando, falando, lendo e escrevendo, mostrando autonomia e clareza ... -
SaudeAmbiente, FicçãoRealidade, CienciArte: o ensino de ciências em interfaces com o vilão cientista no cinema
| Data do documento: 2023O cinema personifica uma figura que ficcionalmente intenta contra a SaudeAmbiente: o vilão. Mesmo com uma presença marcante, o uso de filmes em sala de aula desabona o vilão cientista, por questões éticas e culturais e ... -
CienciArte como ferramenta no atendimento a estudantes superdotados
| Data do documento: 2023A superdotação está profundamente associada à evolução do conceito de inteligência que pode ser observado à luz de quatro vertentes teóricas: a psicométrica, a desenvolvimentista, a sociocultural e a cognitivista. Esta ... -
Dupla excepcionalidade: diferenciais na vida e na sociedade para o ensino em biociências e saúde
| Data do documento: 2023A Dupla Excepcionalidade representa a combinação das altas habilidades ou superdotação com um tipo de deficiência sensorial, física ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento, inclusive Transtorno do Espectro ... -
Aprendizagem sobre o sistema nervoso no ensino fundamental
| Data do documento: 2023O Sistema Nervoso (SN) é conteúdo fundamental e faz parte do currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Embora essencial ao letramento científico e à compreensão dos fenômenos biológicos, sociais e tecnológicos envolvidos ... -
O uso da realidade aumentada como estratégia de popularização das cardiopatias, em um centro de ciências itinerante
| Data do documento: 2022A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que pode ser usada em diversas áreas, com alto potencial para o ensino. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte mundial envolvidas com a gravidez, onde ... -
Tendências dos livros didáticos brasileiros de ciências da natureza (PNLD 2020) sobre as mudanças climáticas: um olhar à luz da justiça climática
| Data do documento: 2023As mudanças climáticas têm sido um importante assunto discutido tanto no meio científico como na sociedade em geral, com impacto no processo educativo que visa a formação de futuras gerações preocupadas com a questão ... -
O que aconteceria se…? Reflexões sobre a criação e uso de animação por rotoscopia em realidade virtual para o ensino de ciências
| Data do documento: 2023A Realidade Virtual (RV), interface computacional que possibilita a interação do usuário em um ambiente tridimensional em tempo real, tem potencial transformador na educação. De acordo com a teoria de aprendizagem multimídia, ... -
O processo de ensino/aprendizagem no escotismo: a utilização de um jogo educativo, sobre doenças transmitidas por vetores biológicos
| Data do documento: 2023O Movimento Escoteiro tem como objetivo a formação de caráter e criação de valores em seus jovens, tendo como premissa o método escoteiro, associado à caracteristicas da educação não-formal. No escotismo, as atividades ... -
Depressão infantil: sensibilização de profissionais da educação envolvidos com o ensino fundamental 1 e da população em geral, através da divulgação de informações baseadas na neuroeducação
| Data do documento: 2021O termo depressão foi designado em 1680 em pacientes com estados de disforia, de anedonia, um sentimento intenso de angústia e uma perda de interessa generalizada em relação ao mundo. Os transtornos depressivos ou também ... -
Educação científica e a busca do conhecimento : um estudo do papel da cultura étnica na formação de perfis acadêmicos
| Data do documento: 2023Nosso trabalho representa uma contribuição para a compreensão da relação entre formação cultural e educação científica, no sentido da busca da identificação de valores que impliquem em um maior estímulo à procura de carreiras ... -
Desafios e contribuições do jogo Célula Adentro em plataformas digitais para o aprendizado de Biologia Celular em cursos de graduação no contexto da pandemia
| Data do documento: 2023A Biologia Celular é de extrema importância para compreensão dos seres vivos e dos diversos avanços biotecnológicos e médicos que fazem parte das notícias diárias da sociedade que inclusive precisa se posicionar em diversas ... -
Reflexões dos líderes de grupos comunitários participantes dos cursos internacionais “Envolvimento da Ciência com a Sociedade” 2018/2019 à luz dos saberes de Paulo Freire
| Data do documento: 2023À luz dos saberes de Paulo Freire, estudamos as reflexões dos Líderes de grupos comunitários (LGC) participantes das duas edições dos Cursos Internacionais (CI) “Envolvimento da Ciência com a Sociedade”, realizados em 2018 ... -
Crianças com TEA lidando com a pandemia, no Colégio Pedro II : mitos, verdades e a percepção de responsáveis à luz da Teoria da Autopoiese
| Data do documento: 2023O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritivos de comportamentos, interesses ou atividades, ... -
Protagonismo juvenil e enriquecimento psicopedagógico remoto no ensino de Ciências para altas habilidades com vocação científica
| Data do documento: 2023Esta tese aborda os desafios enfrentados na formação científica e na identificação de futuros cientistas na Educação Básica. A pesquisa propôs a divulgação científica de forma lúdica, utilizando linguagem tecnológica, como ... -
A Web 2.0 em cursos de educação a distância : influência da webconferência como ferramenta para o ensino de Biociências
| Data do documento: 2023A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino caracterizada, contemporaneamente, pelo intenso uso de tecnologias da informação e comunicação. Os cursos no formato EaD vêm ganhando mais espaço no número de matrículas ...