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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67366
CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE BUCAL POR CONCLUINTES DE PEDAGOGIA
Título alternativo
Knowledge regarding oral health among graduates in educationAutor(es)
Afiliação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social. Araçatuba, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Araçatuba, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Araçatuba, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Araçatuba, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social. Araçatuba, SP, Brasil .
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Araçatuba, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Araçatuba, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Araçatuba, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social. Araçatuba, SP, Brasil .
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
Resumo em Inglês
This study aimed to investigate the opinions and knowledge on oral health among 2009
graduates in Education at the city of Araçatuba (state
of São Paulo). To this end, a semi-structured interview was carried out to address the views of the students about education in oral health and their knowledge concerning aspects related to tooth decay, to
Preventive Dentistry, and Dentistry in early childhood.
Of a universe of 120 students, 92 (76.6%) agreed to
participate in the study. Of these, 86.8% of the students believe that the teacher should act as an educator in oral health, and 92.4% consider it important to
integrate with healthcare professionals. Nine percent
and 34.8%, respectively, provided correct answers
about the concepts of dental plaque and cavities. On
the appearance of cavities and about the possibility of
having healthy teeth for life, 67% and 83.7%, responded correctly, respectively. Graduates in Education have positive opinions regarding Education in
Oral Health; however, they have insufficient knowledge on the subject, particularly considering they
will be future teachers and opinion leaders.
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