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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67311
SAÚDE COLETIVA E NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES EM ODONTOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA GRADUAÇÃO
Alternative title
Collective health and new curricular directives in dentistry: a proposal for undergraduate coursesAffilliation
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho analisa a trajetória das propostas de perfil profissional definidas na orientação dos currículos de cursos de Odontologia no Brasil até a implantação das novas diretrizes curriculares nacionais. É analisada também a situação atual dos cursos que adotaram tais diretrizes e a adesão ao Pró-Saúde, com orientação de formação para os serviços. Apresenta a proposta curricular dos conteúdos de saúde coletiva para o curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, sua lógica de construção, as atividades teóricas e práticas, a vivência de alunos e professores no Sistema Único de Saúde, cargas horárias e distribuição no currículo do curso. A proposta apresenta-se como uma alternativa inovadora cujo diferencial está sintetizado na ideia de formar o aluno com uma concepção de saúde coletiva que seja anterior à concepção odontocêntrica tradicionalmente ensinada, aproximando os estudantes de uma práxis da saúde coletiva.
Abstract
This study analyzes the trajectory of
professional proposals defined in the guidelines of
course curricula for Dentistry in Brazil, until the implementation of new national curricula directives.
The current situation of courses that have adopted
such directives and the adhesion to Pró-Saúde is also
analyzed, with formation service guidelines. This
curriculum proposal for collective health content
for the Dentistry Course at the Federal University of
Santa Catarina, its constructive logic, the theoretical
and practical activities, the experience of students
and professors in the Public Health System (SUS),
work periods and distribution in the course curriculum are also all analyzed. The proposal is presented as an innovative alternative whose differential is
synthesized in the concept of instructing students
with a concept of collective health that comes before
the formation of any traditionally taught dentistrycentered concepts, thus bringing students closer to a
custom of collective health.
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