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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
Extensión universitaria e inclusión social de estudiantes de la enseñanza media pública
Educação Profissional em Saúde Pública
Universidades
Educação Médica
Titulo alternativo
University extension and the social inclusion of public high school studentsExtensión universitaria e inclusión social de estudiantes de la enseñanza media pública
Autor
Afiliación
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil.
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil.
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Resumen en portugues
A extensão universitária no processo educativo permite a elaboração da práxis e do conhecimento científico por meio de ações na comunidade, gerando um processo sistematizado de troca de saberes. Este estudo avaliou as intervenções educativas do ensino superior privado no ensino médio público aplicadas às áreas de ciências e prevenção em saúde, realizadas no período de fevereiro de 2005 a novembro de 2008. A intervenção capacitou vinte estudantes do ensino médio e realizou o Dia de Saúde do Jovem, com participação de 362 estudantes de Salvador, Bahia. Questionários anônimos foram preenchidos antes e depois de cada seminário e oficina, contendo questões sobre o tema abordado nas atividades. Observou-se a importância da intervenção do ensino superior privado na qualificação de estudantes do ensino médio da rede pública. O ensino superior privado pode participar da inclusão social, qualificando indivíduos para ingressarem no processo de formação profissional de forma mais atenta à dinâmica social. O grande desafio para o ensino superior da área da saúde continua sendo reconceituar o seu papel ativo na educação e na prevenção em saúde, com participação efetiva de acadêmicos, cientistas e educadores.
Resumen en ingles
University extension in the educational
process allows for the preparation of the praxis and
scientific knowledge through actions in the community, generating a systematic process of knowledge
exchange. This study evaluated the educational interventions of private higher education in public high
school applied to the areas of sciences and prevention
in health, conducted from February 2005 to November 2008. The intervention trained 20 high school
students, and held the Youth Health Day, attended by
362 students from Salvador, Brazil. Anonymous questionnaires containing questions about the subject's
activities were completed before and after each seminar and workshop. The importance of the intervention
of private higher education in the training of public
high school students was noted. Private higher education can participate in social inclusion, qualifying
individuals to join the professional training process
in a manner more attentive to the social dynamics.
The challenge for higher education in the health field
remains reconceptualizing its active role in health
education and prevention, with the effective participation of academics, scientists, and educators.
DeCS
Ensino Fundamental e MédioEducação Profissional em Saúde Pública
Universidades
Educação Médica
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