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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67196
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INOVAÇÕES DO SÉCULO PASSADO: ORIGENS DOS REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Metodologias ativas
Pedagogias não diretivas
Active methodologies
Non-directive pedagogies
Titulo alternativo
Innovations of the past century: origins of the educational benchmarks in vocational training in healthAfiliación
Universidade do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Resumen en portugues
Documentos oficiais destinados a reorientar a formação dos profissionais da saúde no Brasil foram utilizados para identificar princípios pedagógicos inovadores. Tal levantamento visou a explicitar a vinculação desses princípios com determinada corrente pedagógica, problematizando as origens teórico-metodológicas dos atuais referenciais para o ensino profissional em nível de graduação na área. A reorientação da formação em saúde se manifesta em diferentes iniciativas oficiais: nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação, na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e no Pró-Saúde. Analisaram-se os princípios pedagógicos recorrentemente citados nos documentos: a aprendizagem significativa, o professor facilitador, o aprender a aprender e as metodologias ativas. Com base no estudo da produção teórica nacional acerca dos fundamentos teórico-práticos das correntes pedagógicas, procedeu-se ao cotejamento dos princípios pedagógicos nesses referidos documentos. Em conclusão, os princípios pedagógicos explicitados se articulam aos referenciais teórico-metodológicos das pedagogias não diretivas, que, ao serem contextualizadas, inserem-se temporalmente nos primeiros anos do século XX, tendo como foco as propostas para a educação infantil.
Resumen en ingles
Official documents intended to reorient the
training provided to health professionals in Brazil
were used as a source to a survey conducted to determine what such documents report as innovative educational principles. This survey aimed to clarify the
connection between these principles and a certain
educational line, problematizing the theoretical and
methodological origins of the current framework
for vocational education at the undergraduate level
in the area. The reorientation of health training is
expressed in different official initiatives: the National
Curriculum Guidelines for undergraduate courses,
the National Policy for Continuing Education in the
Health, and in the Pro-Health program. The educational principles widely cited in the documents were
analyzed: meaningful learning, the facilitator teacher,
learning to learn, and active methodologies. Based
on the study of the Brazilian theoretical production
on the theoretical and practical educational lines,
we compared the educational principles from those
documents. In conclusion, the educational principles
presented are connected to theoretical and methodological benchmarks of non-directive pedagogies, which,
when contextualized, are inserted, temporally, into in
the early years of the twentieth century, focusing on
the proposals for child education.
Palabras clave en portugues
Formação profissional em saúdeMetodologias ativas
Pedagogias não diretivas
Palabras clave en ingles
Vocational training in healthActive methodologies
Non-directive pedagogies
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