Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67181
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Equipe interdisciplinar
Educação profissional em saúde
Atenção primária à saúde
Interdisciplinary team
Health professional education
Primary health care
Equipe de Assistência ao Paciente
Educação Profissional em Saúde Pública
Atenção Primária à Saúde
Título alternativo
Education for work and health surveillance programAutor(es)
Afiliação
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil.
Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil.
Resumo
As iniciativas nacionais que se propõem contribuir para a reorientação da formação e do modelo de atenção nos levaram a descrever a experiência de implantação do Programa de Educação para o Trabalho (PET)-Saúde/Vigilância em Saúde (VS) em Sobral, Ceará. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes dos cursos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e medicina e odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), tutores e preceptores do PET-Saúde/VS. As informações foram registradas pelos tutores e preceptores durante as atividades desenvolvidas desde a implantação do programa (julho de 2010). O processo de trabalho desempenhado no PET-Saúde/VS compreende três eixos estruturantes que se intercomunicam, constando vivências teórico-conceituais, vivências no serviço e vivências de pesquisa. Para garantir a interface ensino-serviço e a integração entre as ações de vigilância em saúde e atenção básica, construímos uma 'tecnologia' pedagógica que chamamos de tecnologia de educação permanente na vigilância em saúde. A experiência permitiu aos estudantes uma visão mais ampla, acerca das condições de saúde da população, da importância do conhecimento sobre problemas locais para o trabalho da vigilância em saúde, a fim de prestar assistência qualificada e voltada para a realidade de cada território.
Resumo em Inglês
The Brazilian initiatives that propose to
contribute to redirecting training and the care model
led us to describe the experience of deploying of the
Education for Work Program (PET) - Health/Health
Surveillance (HS) in Sobral, northeastern Brazil. This
is a descriptive, experience-reporting study, experienced by nursing students at the Vale do Acaraú
State University (UVA) and medicine and dentistry
students at the Federal University of Ceará (UFC),
tutors, and PET-Health/HS preceptors. The information was recorded by the tutors and preceptors during the activities undertaken ever since the program
was deployed (July 2010). The work process performed under PET-Health/HS comprises three intercommunicating structural axes, consisting of theoretical
and conceptual experiences, experiences in service, and
research experiences. To ensure the interface between
teaching and service and integration between health
surveillance and primary care, we built an educational
'technology' we call a permanent education in health
surveillance technology. The experience afforded the
students a broader view about the population's health
conditions and on the importance of understanding
local issues for health surveillance in order to provide
qualified care targeted at the reality at each territory.
Palavras-chave
Vigilância em saúdeEquipe interdisciplinar
Educação profissional em saúde
Atenção primária à saúde
Palavras-chave em inglês
Health surveillanceInterdisciplinary team
Health professional education
Primary health care
DeCS
Vigilância em Saúde PúblicaEquipe de Assistência ao Paciente
Educação Profissional em Saúde Pública
Atenção Primária à Saúde
Compartilhar