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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67156
EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DO MÉDICO
Título alternativo
Education through work for the training of a physicianAutor(es)
Afiliação
Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Comunitária. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa qualificar a força de trabalho para o Sistema Único de Saúde. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a contribuição de três experiências do PET-Saúde para a formação médica. Com base no materialismo históricodialético, buscou-se compreender a inserção do PET-Saúde na educação médica como fenômeno social subordinado às condições históricas de produção econômica. Os dados foram colhidos de relatos dos estudantes, tutores, preceptores e coordenadores de três grupos do PET-Saúde de duas universidades de Curitiba, por meio de entrevistas e grupos focais. Concluiuse que, em dois grupos, as experiências vivenciadas contribuíram para a formação de trabalhadores flexíveis, efetivos na aplicação da tecnologia para a solução dos problemas nos limites impostos pela ordem vigente. No terceiro grupo, a experiência contribuiu para a formação de sujeitos críticos, capazes de questionar os limites impostos pelo Estado e pela sociedade à plena realização da vida.
Resumo em Inglês
The Education Through Work for Health
Program (PET-Saúde) aims to qualify the workforce
for the Brazilian Unified Health System. This study
was carried out to evaluate the contribution made by
three PET-Saúde experiments in medical training.
Based on historical and dialectical materialism, we
sought to understand the integration of PET-Saúde in
medical education as a social phenomenon subordinate to the historical conditions of economic production. Data were collected from reports made by
students, tutors, mentors and coordinators of three
groups of PET-Saúde at two universities in Curitiba,
southern Brazil, through interviews and focus groups.
It was concluded that, in two groups, the experiences
contributed to training flexible workers, effective in
the application of technology to solve issues within
the limits imposed by the current order. In the third
group, the experience contributed to training critical
subjects, able to question the limits imposed by the
State and society to the full realization of life.
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