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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA: ARTICULANDO MÍDIA E CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS
Meio Ambiente
Meios de Comunicação de Massa
Conhecimento
Cultura Popular
Fitoterapia
Etnobotânica
Titulo alternativo
Environmental education and culture: connecting media and popular knowledge about plantsAutor
Afiliación
Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, MG, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil.
Resumen en portugues
O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).
Resumen en ingles
The article is based on reflections coming
from research done on the multiple possibilities of
'practical' environmental education, taking, as starting point, a study on ethnobotany that sought to get
to know and value popular knowledge about plants
in rural districts of the city of Uberlândia, state of Minas Gerais, Brazil. The survey was conducted among
children, youth, and people from the community of
the districts of Tapuirama and Cruzeiro of Peixotos
and used various media languages. Different methodological approaches were used in the course of the investigation in an attempt to adjust to the reality of
each district. The data were collected using various
visual media, such as photography and video. These
tools were present in the different workshops held
over the course of the research project; during the last
one, there was the collective production of the documentary titled Causos do Cerrado (Stories of Savannah).
The study brought interaction between local (the tradition of the folk knowledge on plants) and global (technological resources employed in media production).
DeCS
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Meios de Comunicação de Massa
Conhecimento
Cultura Popular
Fitoterapia
Etnobotânica
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