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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67121
(RE)SIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE : DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
(Re)significación de la educación en salud:dificultades y posibilidades de la estrategia salud familiar
Título alternativo
Resignifying education in health:difficulties and possibilities of the family health strategy(Re)significación de la educación en salud:dificultades y posibilidades de la estrategia salud familiar
Afiliação
Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil / Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Resumo
Este estudo qualitativo objetivou conhecer a concepção e a vivência de 27 trabalhadores da Estratégia Saúde da Família sobre educação em saúde. O desenvolvimento da problematização, como pensada por Paulo Freire, facilitou o trabalho grupal participativo. Neste recorte, foram discutidas duas das categorias: práticas educativas e seus enigmas; e (re) significando as práticas educativas. Os temas trazidos foram codificados, decodificados e desvelados criticamente, bem como expressas as dificuldades, possibilidades e expectativas da ação educativa. Os resultados revelaram as dificuldades dos sujeitos em diferentes aspectos do agir educativo em suas práticas e como são fortes os resquícios de uma prática bancária, preventiva e medicalizada. A reflexão que daí procedeu sensibilizou-os, o que demonstrou potencial para o desenvolvimento de práticas educativas transformadoras e a necessidade de uma educação permanente, a fim de ampliar suas habilidades dialógicas.
Resumo em Inglês
This qualitative study aimed to get to know
the conception and experience of 27 Family Health
Strategy workers on health education. The development of problematizing, as thought by Paulo Freire,
facilitated participatory group work. Two of the categories were discussed in this survey: Educational
practices and their enigmas; and (re)signifying educational practices. The subjects that were brought up
were encoded, decoded and critically unveiled, and
the difficulties, possibilities and expectations of the
educational action expressed. The results revealed
the subjects' difficulties in different aspects of the
educational act in their practices and how strong
the remnants of a bank, preventive, and medicalized
practice are. The reflection coming from this touched
them, showing potential for the development of transformative educational practices and the need for
continuing education in order to expand their dialogical skills.
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