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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67050
CIENCIARTE COMO FERRAMENTA NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES SUPERDOTADOS
Aluno Com Altas Habilidades
Ciência nas Artes
Educação Inclusiva
Depressão
Experiências Pedagógicas
Martins, Felipe Rodrigues | Data do documento:
2023
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A superdotação está profundamente associada à evolução do conceito de inteligência que pode ser observado à luz de quatro vertentes teóricas: a psicométrica, a desenvolvimentista, a sociocultural e a cognitivista. Esta tese tem como objetivo discutir o atendimento ao superdotado através de atividades elaboradas na perspectiva de CienciArte considerando a complexidade deste indivíduo, sobretudo em termos socioemocionais. Foram estabelecidos como objetivos específicos: análise da associação entre superdotados e a experiência de depressão; levantamento sobre a utilização da metodologia baseada em STEM e STEAM education no atendimento a superdotados; construção de experiências pedagógicas baseadas em CienciArte para superdotados e; construção de objetos baseados no conceito de CienciArte no atendimento a estes educandos. Os resultados mostraram que a revisão sobre a utilização da metodologia STEM e STEAM education, trouxe observações importantes sobre grupos sub-representados seja pelo desperdício de capital humano ou pela privação de autorrealização. As atividades realizadas ratificaram: a sub-representação de meninas e estudantes de escolas públicas entre o grupo superdotado; o fato da maioria dos superdotados não participar de qualquer atividade extracurricular de enriquecimento. Além disso, os responsáveis assinalaram que a maioria fazia acompanhamento de alguma natureza, por ansiedade, depressão, ou pela condição de dupla excepcionalidade. Em função destas questões, considerou-se a hipótese de que fatores endógenos e exógenos interfiram predominantemente na criatividade e no envolvimento com a tarefa Considerando também a capacidade laboral, chegou-se a Modelo do Iceberg, representado por uma bipirâmide trigonal, segundo o qual a superdotação se caracteriza por quatro fatores: capacidade intelectual, envolvimento com a tarefa, criatividade e capacidade laboral. O quinto vértice nesta bipirâmide trigonal, diametralmente oposto à capacidade intelectual, corresponde aos fatores endógenos e exógenos. A análise da construção de objetos pelos estudantes sugere bom humor, capacidade laboral, sentimento de pertencimento e a dificuldade em lidar com a frustração. Considerando a hipótese de que a arte deve ter uma intencionalidade, foram apresentadas algumas releituras de determinadas obras de arte como forma de utilização dos conceitos de CienciArte como forma de atendimento aos estudantes superdotados e subversão do status quo social brasileiro
Resumo em Inglês
Giftedness is deeply associated with the evolution of the concept of intelligence, which can be observed in the light of four theoretical strands: psychometric, developmental, sociocultural and cognitive. This thesis aims to discuss the care of the gifted through activities developed from the perspective of ArtScience, considering the complexity of this individual, especially in socio-emotional terms. The following specific objectives were established: analysis of the association between giftedness and the experience of depression; survey on the use of methodology based on STEM and STEAM education in assisting gifted people; construction of pedagogical experiences based on ArtScience for gifted people and; construction of objects based on the concept of ArtScience in assisting these students. The results showed that the review on the use of the STEM and STEAM education methodology brought important observations about underrepresented groups, whether due to the waste of human capital or the deprivation of self-fulfillment. The activities carried out ratified: the underrepresentation of girls and students from public schools among the gifted group; the fact that most gifted people do not participate in any extracurricular enrichment activities. In addition, those responsible indicated that most were being followed up in some way, due to anxiety, depression, or due to the condition of twice-exceptionality. Due to these issues, the hypothesis was considered that endogenous and exogenous factors predominantly interfere in creativity and involvement with the task. Also considering work capacity, the Iceberg Model was arrived at, represented by a trigonal bipyramid, according to which giftedness is characterized by four factors: intellectual capacity, involvement with the task, creativity and work capacity The fifth vertex in this trigonal bipyramid, diametrically opposed to intellectual capacity, corresponds to endogenous and exogenous factors. The analysis of the construction of objects by the students suggests good humor, work capacity, a sense of belonging and the difficulty in dealing with frustration. Considering the hypothesis that art must have an intentionality, some readings of certain works of art were presented as a way of using the concepts of ArtScience as a way of serving gifted students and subverting the Brazilian social status quo
DeCS
SuperdotaçãoAluno Com Altas Habilidades
Ciência nas Artes
Educação Inclusiva
Depressão
Experiências Pedagógicas
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