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PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM HOSPITAL PÚBLICO
Proceso de implantación de la política nacional de humanización en un hospital general público
Política nacional de humanização
Processo de trabalho
Gestão participativa
National humanization policy
Work process
Participatory management
Titulo alternativo
Deploying the national humanization policy at a general public hospitalProceso de implantación de la política nacional de humanización en un hospital general público
Afiliación
Prefeitura Municipal de Nova Lima. Nova Lima, MG, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Faculdade de Psicologia. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
O artigo analisa a experiência de implantação da Política Nacional de Humanização em uma instituição hospitalar pública de Belo Horizonte, Minas Gerais. Focalizam-se os avanços e limites da gestão participativa proposta pela política de humanização no cenário hospitalar. Trata-se de uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso no qual se utilizam pesquisa documental, entrevistas e observação. Os dados foram tratados mediante a análise temática de conteúdo, construindo-se categorias temáticas numa perspectiva da história do processo de implantação da Política Nacional de Humanização. O esforço da fase de implantação e o apoio do Ministério da Saúde não se sustentaram a médio prazo no hospital. A Política Nacional de Humanização apresenta inovação em relação às práticas do setor privado, ao superar um modelo de humanização centrado na 'satisfação do cliente', associando as práticas de cuidado às de gestão. Contudo, o maior desafio é transpor essa lógica e instaurar uma nova forma de se relacionar e atuar na saúde. Para que isso ocorra, é necessário intervir sobre a totalidade da conjuntura institucional.
Resumen en ingles
This article analyzes the experience of deploying the National Humanization Policy at a public
hospital in Belo Horizonte, state of Minas Gerais,
Brazil. The focus is on the progress made and on the
limitations of the participatory management proposed
by the humanization policy in the hospital setting. It
is a qualitative approach based on a case study that
uses documentary research, interviews, and observation. Data were treated by means of thematic content
analyses, building theme categories from the perspective of the history of the process of deploying the National Humanization Policy. Neither the efforts made
during the deployment phase or the support provided by the Ministry of Health were sustained over
the medium term at the hospital. The National Humanization Policy represents an innovation in relation to
private sector practices by overcoming a humanization model focused on 'customer satisfaction,' associating care and management practices. However, the
biggest challenge is implementing this logic and introducing a new way to relate to and act on health.
Action is needed on the institutional panorama as a
whole in order for this to occur.
Palabras clave en portugues
Política de saúdePolítica nacional de humanização
Processo de trabalho
Gestão participativa
Palabras clave en ingles
Health policyNational humanization policy
Work process
Participatory management
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