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PERCEPÇÕES, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES
Titulo alternativo
Oral health perceptions, knowledge and practices among Primary SchoolchildrenAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde Coletiva. Juiz de Fora, MG, Brasil
Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde Coletiva. Juiz de Fora, MG, Brasil
Resumen en portugues
Objetivos: Avaliar as condições socioeconômicas, percepções, conhecimentos e práticas relacionadas à saúde bucal de uma amostra de alunos da Escola Estadual Vieira Marques, localizada no município de Santos Dumont - Minas Gerais, como mecanismo para obtenção de subsídios no desenvolvimento de ações educativas em saúde adequadas à realidade desta população.
Métodos: A amostra foi constituída por 100 alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental participantes do Programa Municipal de Atenção à Saúde Bucal desenvolvido na referida escola. O instrumento utilizado para a pesquisa de campo foi um questionário ilustrado composto por seis questões de múltipla escolha.
Resultados: Os resultados indicam que há uma maior ênfase à higiene bucal mais como um meio de prevenção da cárie; demonstrando um conhecimento incompleto sobre o papel da dieta.
Conclusão: Concluiu-se que há necessidade de reformulação do Programa Municipal de Atenção a Saúde Bucal, para que sejam amplia-dos os conteúdos abordados para além das técnicas de escovação; estabelecendo-se parcerias com os funcionários da escola, pais de alunos e comunidade; além da necessidade de que se utilize o maior número possível de atividades e figuras motivadoras que gerem um maior impacto sobre as crianças.
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