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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66760
O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
El profesional de educación física y la promoción de salud en núcleos de apoyo a la salud de la familia
Título alternativo
The physical education professional and the promotion of health at family health support centersEl profesional de educación física y la promoción de salud en núcleos de apoyo a la salud de la familia
Afiliação
Universidade Federal de Minas Gerais. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva e Social. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva e Social Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva e Social. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva e Social Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
Os núcleos de apoio à saúde da família configuram-se hoje como um lócus de inserção do profissional de educação física na atenção primária à saúde. Esse fato trouxe novos desafios à atuação desse profissional, como a realização de ações de promoção da saúde nos âmbitos individual e coletivo. O objetivo deste artigo foi analisar as ações realizadas por tal profissional nesses núcleos no estado de Minas Gerais, em 2015. Tratou-se de pesquisa qualitativa e exploratória, que utilizou a pesquisa documental e grupos focais com 15 participantes como instrumentos de coleta de dados. Os resultados demonstraram diferentes e complementares concepções acerca do conceito de promoção da saúde e a realização de ações de promoção abrangentes, diversificadas e em conjunto com a equipe e a comunidade. Fatores como a reorientação do modelo de saúde, a participação da comunidade, a valorização do trabalho multiprofissional e intersetorial e o incentivo governamental para as práticas de atividades físicas foram apontados como facilitadores para a realização dessas ações. Entre as dificuldades, destacaram-se a falta de infraestrutura e de capacitação e a concepção dos demais profissionais, ainda voltada para as ações clínicas individuais, em detrimento de ações coletivas de promoção da saúde.
Resumo em Inglês
Today, the family health support centers are
a locus for the insertion of the physical education
professional in primary health care. This fact has introduced new challenges to the work of this professional, such as the undertaking of health promotion
activities at the individual and collective levels. This
study aimed to analyze the actions taken by such a
professional at these centers in the state of Minas Gerais, Brazil, in 2015 with 15 participants. This was
a qualitative, exploratory study, which used the documentary research and focus groups as data collection
instruments. The results showed different and complementary conceptions about the health promotion
concept and the undertaking of comprehensive and
diversified promotion actions together with the team
and the community. Factors such as the reorientation
of the model of health, community participation, the
appreciation of multidisciplinary and intersectoral
work, and government incentives for physical activity
practices were identified as facilitators to carry out
these actions. The greatest perceived difficulties included the lack of infrastructure and training and the
conception of other professionals, still focused on individual clinical actions to the detriment of collective
actions to promote health.
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