Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66744
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
PRIVATIZAÇÃO E CONTRATUALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA EM UBERLÂNDIA: AS UNIDADES DE ATENDIMENTO INTEGRADO E O HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL
Souza, Julio César Donisete Santos de | Data do documento:
2013
Título alternativo
Privatization and contractualisation of public health in Uberlandia: integrated care units and the municipal hospital and maternityAutor(es)
Afiliação
Rede Nacional de Advogados Populares. Uberlândia, MG, Brasil / Instituto de Direito Sanitário Aplicado. Uberlândia, MG, Brasil.
Resumo
O artigo analisa o processo de terceirização do serviço público de saúde no município de Uberlândia por intermédio dos contratos de gestão com organizações sociais da saúde. Utiliza a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental de leis, decretos e reportagens de jornais dispostos oficialmente no município. Pretendese comprovar que, apesar de a Prefeitura Municipal de Uberlândia anunciar grandes melhorias na prestação de serviço, ampliação da transparência e da participação, os resultados dos contratos de gestão configuram um afastamento do poder público de seu dever constitucional de prestar diretamente o serviço, deterioração na prestação do serviço e redução do controle social.
Compartilhar