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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66695
O TRABALHO EDUCATIVO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NAS VISITAS DOMICILIARES EM DOIS MUNICÍPIOS DO BRASIL
El trabajo educativo del agente comunitario de salud en las visitas domiciliares en dos municipios de Brasil
Título alternativo
The educational work of community health workers in home visits in two municipalities of BrazilEl trabajo educativo del agente comunitario de salud en las visitas domiciliares en dos municipios de Brasil
Afiliação
Universidade Estadual da Paraíba. Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. Campina Grande, PB, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Natal, RN, Brasil.
Resumo
O estudo objetivou descrever e analisar possíveis diferenças nas atividades de educação em saúde realizadas por agentes comunitários de saúde durante a visita domiciliar. Foram analisados os dados de dois estudos transversais no contexto das Unidades Básicas de Saúde da Família dos municípios de Campina Grande (2010) e Queimadas (2011), no estado da Paraíba, Brasil. Em Campina Grande, foram elegíveis mulheres com crianças menores de um ano, selecionadas por sorteio sistemático, de 30% das unidades de saúde (n= 508). Em Queimadas, foram elegíveis todas as mulheres com crianças nascidas durante o ano de 2009, residentes no município e atendidas em todas as 16 unidades de saúde (n= 204). As mães foram questionadas sobre as atividades educativas desenvolvidas pelos agentes durante as visitas domiciliares. Uma maior proporção de mulheres indicou não receber visitas domiciliares no município de Campina Grande, foram encontradas deficiências relacionadas a orientações sobre o cuidado com a saúde da criança nos dois municípios e maior frequência de atividades educativas entre os agentes de Queimadas. As diferenças relativas ao trabalho dos agentes comunitários de saúde podem envolver fatores como desvalorização profissional e precárias condições de trabalho. Destaca-se a importância da capacitação e preparação dos enfermeiros para a supervisão do trabalho dos agentes.
Resumo em Inglês
The study aimed to describe and analyze
possible differences in the activities of health education performed by community health workers during
a home visit. Data of two transversal studies were
analyzed in the context of Family Health Units in the
municipalities of Campina Grande (2010) and Queimadas (2011), in the state of Paraíba, Brazil. In Campina Grande, women whose children were younger
than one year old were eligible, selected by systematic lottery, from 30% of the health units (n=508).
In Queimadas, all women whose children were born
within the year of 2009, those who resided in the municipality and those who were treated in any of the 16
health units (n=204) were eligible. The mothers were
questioned about the educational activities developed
by the agents during the home visits. A larger proportion of women indicated not to receive home visits in
the municipality of Campina Grande, and deficiencies
were found related to orientation on how to care for
children's health in the two municipalities, and there
was a higher frequency of educational activities in
the agents from Queimadas. The differences related to
the work of community health workers may involve
elements such as professional devaluation and precarious work conditions. It must be emphasized the importance of the training and preparation of nurses for
the supervision of the health workers.
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