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PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, CONDIÇÕES E CARGAS DE TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Perfil sociodemográfico, condiciones y cargas de trabajo de maestros de la red estadual de enseño de un municipio de la región sur de Brasil
Titulo alternativo
Sociodemographic profile, conditions and workloads of state teachers in a municipality in southern BrazilPerfil sociodemográfico, condiciones y cargas de trabajo de maestros de la red estadual de enseño de un municipio de la región sur de Brasil
Autor
Afiliación
Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Londrina, PR, Brasil.
Resumen en portugues
Objetivou-se descrever o perfil sociodemográfico e econômico e analisar as características profissionais, condições de trabalho e cargas de trabalho em professores. Trata-se de um estudo transversal sobre o projeto Pró-Mestre. Foram entrevistados 978 professores do ensino fundamental e do ensino médio das vinte escolas com maior número de professores da rede estadual de ensino da cidade de Londrina/PR, entre agosto de 2012 e julho de 2013. A maioria dos professores entrevistados era do sexo feminino (68,5%) e com média de idade de 41,5 anos (DP 10). Quanto às características profissionais, 42,9% trabalhavam em até dois locais e 64,2% lecionavam em pelo menos dois turnos. Aspectos como remuneração, quantidade de alunos por sala e infraestrutura foram relatados como negativos (ruim/regular). Em relação às cargas de trabalho, as cargas físicas, fisiológicas e psíquicas, para mais da metade deles, afetam muito sua saúde e condições de trabalho. Esses fatores sinalizaram as condições de trabalho e saúde de professores da rede estadual do Paraná, podendo servir como subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas que visem melhorias nesses aspectos.
Resumen en ingles
This study aimed to describe the sociodemographic and economic profile of teachers and analyze
their professional characteristics, working conditions
and workloads. This is a cross-sectional study of the
Pro-Master project.We interviewed 978 primary school
and high school teachers of the twenty state schools
with more teachers of the city of Londrina/PR, between
August 2012 and July 2013. Most of the teachers surveyed were female (68.5%) with mean age of 41.5
years (SD 10). As for professional features, 42.9%
worked in up to two places and 64.2% teach at least
two shifts. Issues such as remuneration, amount of
students per class and infrastructure were reported as
negative (bad/regular). In relation to workloads, physical, physiological and mental burdens, for more than
half of them, greatly affect their health and working
conditions. These factors signaled the working conditions and health of state teachers of Paraná, and can
be useful to support the development of public policies to improve these aspects.
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