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OUVIDORIA DE SAÚDE EM AÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA SOBRE AS PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DO SUS
Título alternativo
Ombudsman health in action: an innovative experience on the practices of the SUS servicesAfiliação
Governo do Estado de Minas Gerais. Ouvidora de Saúde do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, BH, Brasil.
Governo do Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil.
Organização Pan-Americana de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Governo do Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil.
Organização Pan-Americana de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Investigação sobre os problemas apontados pelas queixas dos cidadãos em relação à demora e o tempo de espera na fila em receber os medicamentos na unidade de dispensação de medicamentos de alto custo da região metropolitana da Belo Horizonte. A Ouvidoria de Saúde realizou uma ouvidoria ativa na instituição para realizar uma escuta apurada sobre as principais dificuldades daquela unidade que impactavam na demora dadistribuição dos medicamentos. Este estabelecimento é referência para a população de 39 municípios adstritos à SRS de Belo Horizonte em um total de 5.204.125 habitantes. A metodologia utilizada foi um estudo de campo do tipo survey exploratória descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado sobre diversos aspectos do serviço prestado para os usuários com o objetivo de recolher uma amostra do grau de satisfação/insatisfação dos usuários. Os resultados encontrados foram referentes às reclamações e solicitações dos usuários foram determinantes para que a Ouvidoria de Saúde pudesse exercer a escuta, intervir e modificar as práticas do serviço da Unidade de Dispensação e reafirmar a importância do exercício da cidadania pela sociedade, alçando-a na qualidade de agente transformador. Foram sugeridas algumas alternativas para o aperfeiçoamento dos serviços e atualmente a instituição passa por uma grande reforma na estrutura, fluxo e gestão. A ouvidoria de saúde pode atuar como instrumento de mediação entre as expectativas dos cidadãos e os serviços ofertados pelo SUS gerando melhor qualidade nas ações e aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e acesso amplo à informação.
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