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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66598
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DO SUS: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA ETSUS
El proceso enseñanza-aprendizaje en la formación de trabajadores del SUS: reflexiones a partir de la experiencia de la ETSUS
Título alternativo
The teaching-learning process in training NHS workers: reflections from the experience of ETSUSEl proceso enseñanza-aprendizaje en la formación de trabajadores del SUS: reflexiones a partir de la experiencia de la ETSUS
Afiliação
Secretaria Estadual de Saúde. Diretoria de Gestão Profissional. Palmas, TO, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Centro de Ciências da Saúde. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Centro de Ciências da Saúde. Itajaí, SC, Brasil.
Resumo
Apresenta-se neste texto os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, sustentado por metodologia participativa problematizadora, na perspectiva de professores e alunos da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes para formação de trabalhadores desse sistema e para os que buscam o ingresso neste mercado de trabalho. Optamos pelo ‘itinerário de pesquisa’ do educador Paulo Freire, adotando os ‘círculos de cultura’ como contexto de coleta de dados, com três etapas: construção dos temas geradores; codificação e decodificação dos temas; e desvelamento crítico. Foram identificadas as temáticas: problematização como opção metodológica; aplicação da me-todologia problematizadora; desafios do processo de ensino-aprendizagem; e fatores que o dificultam ou facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Este processo possibilitou maior aproximação entre os diversos participantes e permitiu problematizar aspectos do processo de ensino-aprendizagem da escola, favorecendo melhor compreensão desta realidade, permitindo recontextualizá-la com novas possibilidades, avanços e meios de superação.
Resumo em Inglês
This paper presents the results of a study
carried out to evaluate the development of teaching
and learning, supported by a problem-based participatory approach, from the perspective of professors
and students of the Escola Tocantinense do Sistema
Único de Gismar Gomes, in training National Health
System workers and those seeking to enter this labor
market. We opted for the 'research itinerary' approach
set forth by educator Paulo Freire, adopting 'crop circles'
as data collection framework, in three stages: Construction of generating themes; encoding and decoding of the issues, and critical unveiling. These themes
were identified: Problematization as a methodological
option; application of the investigative methodology;
challenges in the teaching-learning process, and factors that hinder or facilitate the teaching-learning
process. This process enabled closer relations among
the various participants and allowed discussions on
aspects of the school teaching-learning process, affording a better understanding of this reality, allowing
it to be re-contextualized with new possibilities, progress, and means to overcome.
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